Cooperativas de jovens promovem auto-emprego na agricultura

     Economia           
  • Huíla     Sábado, 13 Março De 2021    11h08  
Produção de milho
Produção de milho
Morais Silva

Cuvango – Associações juvenis afectas ao Conselho Provincial da Juventude no município do Cuvango, província da Huíla, estão a explorar cerca de 16 hectares, no presente ano agrícola, como forma de promover o auto-emprego.

O processo começou com uma cooperativa do município do Cuvango, onde a administração local cedeu ao conselho municipal da juventude 16 hectares. Dessa parcela espera-se colher, em Abril, 40 toneladas de milho, massango e massambala.

O município da Chibia, Jamba e Humpata são os próximos territórios onde as cooperativas juvenis implementarão projectos agrícolas.

Essas iniciativas enquadram-se na materialização do Programa Juvenil de Apoio à Produção Interna (Projaprom) do Conselho Nacional da Juventude - programa alinhado ao Plano Nacional de Desenvolvimento (PND 2018-2022) e conta com o envolvimento das administrações municipais.

O objectivo é promover a empregabilidade, incentivando os jovens a  envolverem-se  mais nas actividades produtivas que geram renda e a agricultura é o foco.

Em entrevista à ANGOP, nessa sexta-feira, o presidente do Conselho Provincial da Juventude, Filipe Kameya, disse que a ideia surgiu num espírito de apoio e valorização do associativismo e voluntariado, tendo a administração municipal de Cuvango concedido terras para a produção.

A aposta, conforme o entrevistado, vai na produção de cereais como o milho, o massango e massambala, produção que integra famílias camponesas dos municípios-alvo, cujo proventos se reverterão para o sustento das comunidades e sustentabilidade do projecto.

Observou que a iniciativa está a permitir que diferentes associações juvenís membros do Conselho Provincial da Juventude participem da produção agrícola, reforçando assim a implementação do Programa Juvenil de Apoio à Produção Interna.

Para ele, o caminho é minimizar o problema do desemprego na juventude, através de iniciativas empreendedoras e de redução da pobreza.

“Existem mais de 300 jovens envolvidos em cooperativas nos municípios da Humpata, Chibia, Cuvango e Jamba. Nesse momento eles contam com o apoio das administrações locais, na criação e legalização das cooperativas, na cedência dos títulos de superfície, no acesso às sementes, fertilizantes e meios mecanizados”, frisou.

Apesar de ter arrancado no Cuvango, a perspectiva é que chegue a todos os 14 municípios da província.





+