Correios de Angola arrecadam mais de Kz 24 milhões no Huambo

     Economia           
  • Huambo     Segunda, 09 Janeiro De 2023    15h15  
Fachada do edifício dos Correios de Angola na província do Huambo
Fachada do edifício dos Correios de Angola na província do Huambo
Zeferino Zinga

Huambo – Vinte e quatro milhões 669 mil kwanzas foram arrecadados, em 2022, na província do Huambo, pelos Correios de Angola, através dos serviços de recepção e envio de encomendas particulares e institucionais, soube a ANGOP, esta segunda-feira.

A informação foi prestada pelo director da instituição, que abrange as províncias do Bié, Cuando Cubango, Cuanza Sul e Huambo (sede), Jorge Baião, ao referir que, em 2021, haviam sido arrecadados 20 milhões, 687 mil e 685 Kwanzas.

Segundo o responsável, o aumento das receitas deve-se, sobretudo, a reabertura dos serviços prestados pelos Correios de Angola, dois anos depois da suspensão por conta da pandemia da Covid-19.

Explicou que do valor arrecado, três milhões, 867 mil   131 Kwanzas resultaram do aluguer das caixas postais, tanto por instituições públicas e privadas, como por cidadãos singulares, enquanto as encomendas internacionais atingiram um milhão 491 mil 269 Kwanzas.

Acrescentou que os serviços de correios internacionais permitiram o encaixe de 432 mil e 46 Kwanzas.

Jorge Baião informou que nos serviços prestados, principalmente nas caixas postais, os clientes públicos e privados da região Centro-Sul do país contraíram uma dívida de quatro milhões de Kwanzas, o que tem condicionado a implementação de diversos projectos.

Disse que os maiores devedores se encontram na província do Huambo, com três milhões de Kwanzas, ao passo que os Bié, Cuando Cubango e Cuanza Sul repartem cerca de um milhão.

Para tal, disse estar a ser desenvolvido um trabalho pedagógico junto aos clientes para o pagamento da dívida, por ser um serviço de muita concorrência, que pode condicionar, em caso de suspensão do contrato, as compras on-line dos solicitantes.

O responsável lembrou que a província do Huambo possui instalações nos municípios do Bailundo, Caála, Huambo (sede) e Ucuma em boas condições infra-estruturais, a realizar os serviços de estafetagem personalizada, expresso nacional e internacional, cargas e logísticas, entre outros, ao serviço das instituições e dos cidadãos.

Como perspectivas para este ano, Jorge Baião apontou o desenvolvimento de acções que visam a atenção aos clientes empresárias e singulares, para a redução das reclamações nos serviços prestados, para além das parcerias com as empresas financeiras nos serviços de correspondentes bancários, para aumentar receitas locais.

Indicou, igualmente, a perspectiva do reforço de mais viaturas e motorizadas para os serviços de estafetagem e para a transportação dos produtos agrícolas em diversas localidades da região Centro-Sul do país, assim como a divulgação dos serviços virtuais e físicos prestados, para aumentar as mais de 900 solicitações anuais recebidas pela empresa.

Criados a 07 de Dezembro de 1797, os Correios de Angola prestam diversos tipos de serviços, entre tradicionais, designadamente o correio normal, azul, registado, empresarial e postal, enquanto os convencionais são apartados, taxa de circulação, internet, fax, digitalização e venda de recargas diversas.





Notícias de Interesse

+