CPJ anuncia mais créditos para agronegócio no Bié

     Economia           
  • Bié     Sábado, 04 Março De 2023    12h54  

Cuito - O Conselho Provincial da Juventude (CPJ) do Bié conta este ano com mais micro-créditos para o agronegócio, financiados pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BDA) e o Banco Mundial, através do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC).

A informação foi avançada hoje, sábado, na cidade do Cuito, pelo secretário executivo do CPJ desta região, Faustino Sassango, na abertura do ano político associativo a ser desenvolvido pela instituição, nos nove municípios do Bié.

O responsável juvenil anunciou que, para o financiamento do BDA, ser disponibilizado pelo Banco Angolano de Investimentos (BAI), os jovens poderão beneficiar um valor que vai entre um milhão a seis milhões e 500 mil kwanzas.

Já do Banco Mundial, à luz do PDAC, tem uma carteira de crédito avaliada para cada projecto no valor de cinco a 25 milhões de kwanzas.

Assegurou ainda que, no presente ano, o Executivo decidiu abranger com o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrícola (FADA), sendo que, a previsão é atingir mais de mil jovens em todos projectos a serem financiados.

Para tal, o secretário executivo do CPJ confirmou que, esta classe, deverá ser beneficiada de mais de 900 hectares para a produção agrícola, bem como de acções formativas viradas ao ramo do empreendorismo e não só, visando o fomento do auto emprego.

Neste sentido, apelou aos jovens locais a se filiarem em cooperativas, associações ou núcleos, para serem habilitados aos programas de créditos bonificados, assim como a serem abrangidos em diversos projectos do Governo.

Por sua vez, o director do Gabinete Desenvolvimento Económico Integrado do Governo do Bié, Figueiredo Canguende, informou que o Executivo, desde 2018, assistiu já mais de 100 projectos e igual número de beneficiários de créditos à luz do FADA, PAC, FACRA, entre outros.

Tais projectos permitiram conceder um financiamento de mais de três mil milhões de kwanzas, criando, assim, acima de cinco mil postos de emprego em todo interior da província do Bié.





+