Lunda Sul: Criadores do Cacolo beneficiam de gado bovino

     Economia           
  • Lunda Sul     Quinta, 22 Julho De 2021    12h35  
Gado bovino na localidade do Cabo Catanda na Lunda Sul
Gado bovino na localidade do Cabo Catanda na Lunda Sul
João Wassamba

Cacolo – Vinte cabeças de gado bovino foram distribuídas hoje, quinta-feira, aos criadores do município do Cacolo, na província da Lunda Sul, no âmbito do Programa de Fomento da Pecuária e Combate a Pobreza.

Em declarações à ANGOP, o administrador-adjunto municipal de Cacolo, Evaristo Dala, informou que numa primeira fase adquiriu-se 20 cabeças (machos), entregues a duas cooperativas de ex-militares (Liga FAA e ASCOFA) e 11 pequenos criadores.

A iniciativa é da Administração Municipal local, que prevê distribuir, na segunda fase, em Agosto, igual número - mas de fêmeas - tão logo sejam disponibilizados pelo fornecedor, a partir da província da Huila, que perspectiva entregar também mais de cem caprinos.

Por seu turno, o director municipal da agricultura, pecuária e pescas, João Moutinho, sublinhou que esta acção visa assegurar a vida da população, do ponto de vista económico-social, na produção de bens de consumo, assim como no rendimento da economia familiar e no combate à fome e à pobreza.

Afirmou que espera dos beneficiários maior cuidados na criação dos animais, para que tão logo haja procriação, se possa abater para o consumo entre as famílias, assim como possibilitar as trocas comerciais.

O responsável fez saber que, após um período de três anos, haverá reembolso, por via de crias, para outros beneficiários da municipalidade de Cacolo que  controla actualmente 16 criadores de gado bovino.

O município de Cacolo, que dista a 141 quilómetros da cidade de Saurimo, tem uma população estimada em mais de 36 mil habitantes, distribuídos pelas comunas de Alto Chicapa, Cucumbi, Xassengue e a sede do Município de Cacolo.

 





+