Cuando Cuando prevê receber mais de 4 mil pintos para fomento

     Economia           
  • Cuando Cubango     Segunda, 28 Novembro De 2022    16h25  
Pintos (Foto ilustração)
Pintos (Foto ilustração)
Divulgação

Menongue – Sessenta famílias camponesas no Cuando Cubango, prevêem receber, em Dezembro próximo, mais de quatro mil pintos e 100 matrizes de suínos, para estimular o programa de fomento avícola e suinicultura na região, soube a ANGOP.  

Trata-se do projecto de fomento de criação de animais junto das comunidades rurais na província do Cuando Cubango que, inicialmente, vai beneficiar 30 famílias com pintos, enquanto outras 30 irão beneficiar de matrizes suína, para assegurar a disponibilidade de avos e de carne na região.

Ao falar à imprensa, o director-geral do Serviço de Veterinária, Henriques Gime, disse que as aves e os animais para serem distribuídos às famílias camponesas já estão disponíveis, numa altura em a instituição aguarda pela criação de condições, por parte dos beneficiários seleccionados pela direcção do gabinete local Agricultura e Pescas.

Disse que o fomento animal já se faz sentir em outros pontos do país, onde, cada família recebe dois casais de cada espécie, que se reproduzem com muita facilidade.

Destacou que a província do Cuando Cubando possui um potencial de produção de cereais, fundamental para o fomento avícola e da suinicultura, com foco na melhoria da qualidade de vida das famílias.

Henriques Gime disse que os técnicos estão a trabalhar junto das comunidades na criação de condições e a ensiná-los sobre as formas de como podem criar os animais, identificação das doenças e acompanhamento alimentar, enquanto estruturas básicas para manter a reprodução.

O responsável sugere a selecção, numa primeira fase, de famílias de municípios com tradição na criação de aves e suínos, no âmbito das acções de combate à pobreza nas comunidades rurais.

Nos nove municípios que compõem a província do Cuando Cubango são controlados 101 mil 287 famílias camponesas, que têm à disposição, na presente época agrícola, 202 mil hectares de terras aráveis.

 





+