População de Menongue beneficia de centro ATM

     Economia           
  • Cuando Cubango     Quinta, 10 Dezembro De 2020    17h18  

Menongue - A população de Menongue, capital da província do Cuando Cubango, conta desde hoje, quinta-feira, com o primeiro centro de Multi-Caixas (ATM) do Banco Yetu, para facilitar as operações bancárias.

A infra-estrutura, instalada numa área de 198 metros quadrados, possui 10 multi-caixas a funcionar em simultâneo, onde os utentes podem retirar ou transferir dinheiro, assim como efectuar pagamentos, entre outros serviços.

O secretário-geral do Governo Provincial do Cuando Cubango, Wilson Silva, que inaugurou o equipamento, enalteceu a iniciativa da administração do Banco Yetu por criar a primeira central de ATM em Menongue.

Disse que a central de ATM vai facilitar o processo de operações bancárias por parte da população, evitará enchentes e longas filas nos bancos, além de gerar três novos postos de trabalhos para os jovens da região.

Apelou a outras instituições bancárias para seguirem o exemplo e expandirem este tipo de serviço por outros municípios da província do Cuando Cubango.

O administrador executivo do Banco Yetu Eurico Camutanga informou que a empresa investiu mais de 130 milhões de kwanzas na criação deste centro, cujo objectivo é tornar mais célere, eficaz e fácil as operações bancárias dos utentes.

Para além do centro de ATM, ressaltou, os clientes podem realizar serviços personalizados de balcão, como depósitos, aberturas de contas bancárias, entre outros serviços.

Revelou que estão a ser feitos estudos para a expansão de serviços do Banco Yetu no interior da província do Cuando Cubango, onde exista densidade populacional que justifique a abertura de balcões.

Fez saber que, a nível do país, o banco vai priorizar para 2021 abertura da agência nas províncias da Huíla e Bié, respectivamente.

Por seu lado, o rei do município do Cuchi, Mwene Mukuva V, presente na cerimónia, considerou o centro uma mais-valia para a população da circunscrição e solicitou à administração do Banco Yetu para expandir este serviço aos restantes oito municípios da província do Cuando Cubango.

Já o rei de Menongue, Muangana Vunonge VIII, ressaltou que o equipamento foi inaugurado em boa altura, vésperas da quadra festiva, época em que se regista enchentes nos bancos e em multi-caixas.

“Durante o período da quadra festiva, há longas filas nos multi-caixas e enchentes nos bancos, devido ao elevado volume de transacções financeiras que a população faz nesta época do ano. Mas doravante, com esse centro, as coisas serão mais facilitadas”, argumentou.

O Banco Yetu, que faz parte do Grupo Chicoil, iniciou o seu projecto em 2015, com a abertura da sua primeira agência em Luanda, tendo actualmente 12 pontos de atendimento no país, nas províncias de Luanda, Benguela, Cuando Cubango e Huambo.

 

 





+