Cooperativas beneficiam de gado para fomento agrícola

     Economia           
  • Cuando Cubango     Sexta, 13 Novembro De 2020    17h41  

Menongue - Trinta cabeças de gado bovino e alfaias foram adquiridas pela administração municipal do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, para apoiar as cooperativas e associações organizadas na campanha agrícola 2020/2021, no âmbito do fomento da actividade agrícola.

Na primeira fase da campanha agrícola 2019/2020, a administração municipal, através do Programa Integrado de Desenvolvimento Local de Combate à Fome e à Pobreza, adquiriu  40 cabeças de gado bovino e charruas para as famílias camponesas, associação dos Antigos Combatentes e ex-militares.

Segundo o administrador municipal do Cuito Cuanavale, José Martins, que falava à margem da visita do governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, a cooperativa Kulima Tchili Kulutue e ao Pólo Agrícola do Masseca, estão a apostar na produção de hortícolas, tubérculos e cereais.

Conforme o gestor, a administração  dispõe de tractor, sementes e outros imputes para o fomento da agricultura familiar, através do aproveitamento das culturas do alto e das baixas, com vista a garantia da suficiência alimentar e mais rendimentos, no âmbito do combate à fome e à pobreza.

Para o efeito, fa administração indicou os pólos agrícolas das comunas do Baixo - Longa, Longa e a sede municipal onde foram desbravadas extensas superfícies de terras para distribuir às famílias camponesas, bem como sementes diversas.

Além da aposta do Executivo, existe, igualmente, o incentivo de pequenos agricultores organizados em associações que estão a apostar no incremento da produção agrícola, com realce para a cebola, no campo do Tumpo, na sede do Cuito Cuanavale, nas margens do rio Ntchiendjo, Dala e nas margens do rio kuyilili, na comuna do Longa.

Assegurou que o escoamento de produtos do campo para a sede municipal será ultrapassado com a aquisição, em breve, pela administração local, de um camião,  no quadrod do Plano de Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM).

Por seu turno,  o governador Júlio Bessa mostrou-se satisfeito com o resultado aferido na produção da cebola, cereais e outros produtos agrícolas, sendo uma das principais vocações do Cuando Cubango, a par do sector do turismo.

Avançou que, para o sector da agricultura, o governo traçou um plano no quadro do fomento da actividade agrícola, para o combate à fome e à pobreza, que deve envolver todas as famílias, com realce para os empreendedores, especificamente os jovens associados.

Por outro lado, anunciou a chegada, em Menongue, dos primeiros meios para o combate à braga de gafanhotos que está a devorar as culturas de milho, alho e outros produtos no município de Mavinga, sobretudo, a par do Calai, Dirico, Rivungo e Cuangar.

Trata-se dos meios alocados com o apoio do Fundo das Nações Unidas para Alimentação e a Agricultura, nomeadamente cinco viaturas.

A par dos meios mencionados, existe a possibilidade do uso, neste combate, de dois aviões, um plano que está sendo gizado pelo Ministério da Agricultura em coordenação com a Força Área Nacional e com a Viação Civil.

No Cuito Cuanavale, com três comunas como Longa, Baixo-Longa e Lupiri, estão disponíveis mais de 270 hectares até ao momento mas há previsões de aumentar para 500 hectares na campanha agrícola 2020/2021.

Na campanha passada, o município colheu mais de 70 toneladas de produtos diversos. Na presente campanha está prevista a colheita de  250 toneladas, com o envolvimento de 200 famílias camponesas, incluindo 17 cooperativas.





+