Cuanza Norte: BDA lança quatro novos produtos para o sector agrícola

     Economia           
  • Cuanza Norte     Sexta, 26 Março De 2021    13h01  

Ndalatando – Quatro novos produtos financeiros para o sector agrícola serão lançados sábado, na cidade de Ndalatando, Cuanza Norte, pelo Banco Africano de Desenvolvimento (BDA).

Trata-se dos créditos de "Campanha Agrícola", "Máquinas e Equipamentos Agrícolas", "Infra-estruturas", "Produção Agrícola e Projectos de Investimento Agrícola".

Os novos produtos serão lançados na presença do Ministro de Estado da Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, visando conferir maior consistência à solução de financiamento para as iniciativas empresariais do seguimento da produção no sector agrícola.

Quinta-feira, o ministro da Economia e Planeamento, Sérgio dos Santos, que se encontra na provincia para uma visita de três dias, advogou a necessidade de os bancos comerciais adoptarem medidas para simplificar e desburocratizar os processos de concessão de créditos, no âmbito do Programa de Apoio ao Crédito (PAC).

A província do Cuanza Norte é potencialmente agrícola e mais de 90 por cento da população dedica-se à agricultura de subsistência, além de iniciativas empresariais de agro-negócio, sobretudo, nos municípios de Ambaca, Cambambe e Lucala.

 Cuanza Norte é uma das 18 províncias de Angola. Sua capital está na cidade de Ndalatando, no município de Cazengo.

Segundo as projeções populacionais de 2018, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, tem cerca de 495.810 habitantes e área territorial de 24.110 quilómetros quadrados, sendo a segunda província menos populosa de Angola, ficando a frente apenas do Bengo.

É constituída de 10 municípios, sendo os de Ambaca, Bologongo, Golungo Alto, Gonguembo, Lucala, Quiculungo,  Cambambe, Samba Cajú e Banga.  

 





+