BNA quer maior uso das tecnologias em pagamentos

     Economia           
  • Cuanza Norte     Segunda, 14 Junho De 2021    16h51  
Cidade de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte
Cidade de Ndalatando, capital da província do Cuanza Norte
angop/Cuanza Norte

Ndalatando - O responsável do sector de acompanhamento e supervisão das instituições bancárias e não bancárias da Delegação Regional Nordeste do Banco Nacional de Angola (BNA), Faustino João, instou nesta segunda-feira, em Ndalatando, Cuanza Norte, os cidadãos a procederem o uso das tecnologias existentes no circuito bancário nacional para pagamento de qualquer serviço.

Em declarações à imprensa, Faustino João, frisou que o BNA não corrobora com o uso do dinheiro físico para o pagamento de qualquer serviço, em detrimento do electrónico no contexto actual, onde o mundo é dominado pelas tecnologias de informação e comunicação.

Segundo o responsável, que falava a propósito de uma jornada de educação financeira dirigida a cidadãos na província do Cuanza Norte, o uso de pagamentos electrónico evita muitas situações como por exemplos assaltos.

Nesse sentido, Faustino João enalteceu o papel preponderante que a juventude tem tido no uso das plataformas electrónicas como o cartão Express, Internet Bank, Multicaixas, entre outros, para o pagamento de serviços diversos. 

Adiantou que essa intenção do BNA tem sido transmitida aos cidadãos, através de palestras e encontros informativos, no sentido de elucidar o cidadão a optar por estes serviços bancários.

Durante uma semana, os técnicos do BNA desenvolverão várias actividades de consciencialização dos cidadãos para optarem ao programa de abertura de contas bancárias que visa a inclusão financeira, bem como sessões de palestras sobre “Gestão de finanças em tempo de crise” e o “Papel do BNA na economia do país”.

Essas acções decorrerão nos municípios de Cazengo (Sede da província), Cambambe, Ambaca e Lucala, onde participarão  funcionários de várias instituições públicas e privadas, responsáveis de instituição bancárias, agentes da Polícia Nacional e população em geral.

Hoje,  a comitiva manteve um encontro de cortesia com o governador da província, Adriano Mendes de Carvalho, com o qual abordou várias assuntos sobre a vida económica, social e funcionamento das instituições bancárias na província.

 

 





+