Degradação das vias impede desenvolvimento de Massangano

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quinta, 11 Março De 2021    19h28  

Dondo - O administrador comunal de Massangano, município de Cambambe, província de Cuanza Norte, Manuel Pascoal Simão, disse hoje que o mau estado das vias de acesso à circunscrição está a condicionar o seu rápido desenvolvimento.

Em declarações à ANGOP,  o administrador indicou que o município de  Massangano, que já foi capital de Angola por altura da ocupação de Luanda por holandeses,  no século XVI, tem inúmeras potencialidades económicas, sobretudo no domínio da agricultura e da pesca.

A comuna de Massangano, com uma superfície de 1.776 quilómetros quadrados, tem grandes recursos hidrográficos, constituídos pelo rio Kwanza e o seu afluente Lucala e  32 lagoas.

Disse também que nos últimos seis meses a comuna tem recebido várias solicitações de investidores nacionais e estrangeiros, mas o actual estado das vias de circulação rodoviária  tem sido o principal constrangimento para o investimento privado.

Para o administrador, a situação é mais preocupante nas vias Cassoalala/Novo Oeiras, Cassoalala/ Mulende, Aldeia Nova/ Massangano, com cerca de 90 quilómetros.

Indicou que as terras ao longo destas vias são muito férteis  e têm atraído  muitos interessados na prática da agricultura e da pecuária.

Aquelas vias, segundo o gestor, precisam também de intervenção urgente para o desenvolvimento da região, concretamente a via secundária, que interliga a estrada nacional número 230, com a sede comunal (a vila histórica de Massangano), num percurso de 20 quilómetros, em terra batida.

O administrador disse que no período chuvoso as ruas se tornam intransitáveis e muitas vezes usam, como alternativa, pequenas lanchas motorizadas, para o transporte de mercadoria.

Informou que a partir do mês de Maio a administração, em colaboração com o governo da província,   prevê a terraplanagem destas vias, no âmbito do Programa Integrado de Intervenção nos municípios (PIIM).
 

Na localidade estão registadas 29 cooperativas e mais de 13 fazendas individuais, onde predominam o cultivo de citrinos, tubérculos, hortícolas, entre outras culturas.

No  seu mosaico histórico integra o santuário de Nossa Senhora das Vitórias, tutelado pela congregação Católica de Frades Capuchinhos, o túmulo do capitão português, Paulo Dias de Novais, o Tribunal e Casa de Reclusão, a Câmara Municipal, a Praça dos Escravos, a Fortaleza de Massangano, entre outros.





+