Rogério Leal está a produzir milho em grande escala

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quinta, 11 Março De 2021    10h50  
Produção de cereis em Angola
Produção de cereis em Angola
Cedida

Dondo – Duas mil e setecentas toneladas de milho foram colhidas, este ano, na fazenda agro-industrial Rogério Leal, na comuna de São Pedro da Quilemba, município de Cambambe, Cuanza Norte, mais 500 toneladas em relação a 2020.

Segundo o encarregado da fazenda, Luís Martins, 70 por cento do produto foi transformado em farinha de milho e os restantes trinta por cento em ração animal.

Disse que, desde 2019, com a instalação de 19 pivôs de regadio, a fazenda produz milho em grande escala, detendo uma extensão de seis mil e 400 hectares. A mesma está a investir também na produção de óleo de palma e na pecuária.

Mil e 500  hectares da fazenda estão a ser explorados com  palmar de variedade híbrida, proveniente da Indonésia.

De acordo com Luís Martins, dentro de um  ano e meio, a fazenda dará início ao processo de produção de óleo de palma, tendo, para o efeito, adquirido já a maquinaria.

No primeiro ano de colheita de dendém, pontualizou o agricultor, a fazenda prevê produzir em média 17 toneladas de óleo por hectar, quantidades que podem ser elevadas até 30 toneladas, no oitavo ano.

Luís Martins informou que se vai exportar o óleo de palma para Portugal, onde a fazenda já possui uma fábrica de processamento de derivados da palmeira, como o azeite doce e o óleo vegetal.

A fazenda conta com 227  trabalhadores, dos quais quatro expatriados e jovens das aldeias circunvizinhas do projecto.

No quadro das sua acções sociais, a fazenda  instalou um fontenário na comunidade do Hombo, a mais próxima do projecto.

 





+