Fomento da avicultura abrange 100 agricultores na Banga

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quarta, 18 Agosto De 2021    13h32  
Pintos para o fomento da avicultura familiar
Pintos para o fomento da avicultura familiar
Kinda Kyungu

Banga – Pelo menos 100 agricultores, no município da Banga, província do Cuanza Norte, vão beneficiar de pintos de raça rústica para o fomento da avicultura familiar, visando a produção de frangos e ovos.

A iniciativa  é da administração local, no âmbito do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza, para estimular e devolver a tradicional cultura de criação de animais de pequeno porte e melhorar a dieta alimentar da população.

Em declarações hoje à Angop, o director municipal da Agricultura na Banga, Lando Kinanvuidi, informou que  foram já adquiridos mil pintos e serão distribuídos 10 por cada agricultor.

Explicou que os  pintos, adquiridos em Luanda,  estão na sede do município, em processo de  engorda e adaptação ao clima da região, para  distribuição.

O projecto, continuou, prevê a aquisição de dois mil pintos que serão distribuídos numa,  primeira fase, a cerca de 100 agricultores locais organizados  e que já possuem infra-estruturas para a criação das aves.

Informou que o projecto está avaliado em mais de três milhões de kwanzas, destinados à aquisição das aves, ração, transportação, construção de capoeiras e à compra de desinfectantes.

O responsável explicou  que após a reprodução das  aves, os  beneficiários devem devolver o mesmo número  à Administração Municipal para o prosseguimento do projecto.

O município da Banga é um dos 10 municípios da província do Cuanza Norte, situa-se a 154 quilómetros, a norte da cidade de Ndalatando, capital da província.

O município da Banga ocupa uma área territorial de 1.260 quilómetros quadrados e uma população estimada em 10 mil habitantes, que se dedica, principalmente, à agricultura, caça e pesca.

 O município tem quatro comunas - Aldeia Nova, Banga, Caculo Cabaça e Cariamba.





+