Governo investe USD 50 milhões na criação de estação zoo-técnica

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quinta, 24 Junho De 2021    20h41  
Ministro da Agricultura e Pescas, António de Assis (Arquivo)
Ministro da Agricultura e Pescas, António de Assis (Arquivo)
Pedro Parente

Ndalatando– O Governo angolano investiu este ano cinquenta milhões de dólares na criação de uma estação zoo-técnica, visando assegurar a sanidade do gado no planalto de Camabatela (Cuanza Norte), informou nesta quinta-feira o ministro da Agricultura, António de Assis.

Segundo o  ministro,  que falava à  imprensa,  no quadro de uma visita de 24 horas à província do Cuanza Norte, o investimento, no âmbito do "Projecto Integrado Samba-Cajú”, abarca uma parceria público-privado,  financiada pelo Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) e vários bancos comerciais.

O investimento prevê a criação de infra-estruturas como gabinetes de apoio técnico, laboratórios, unidades de confinamento e centro comunitário de comercialização do gado,  que deverão garantir apoio aos produtores de 18 fazendas no planalto de Camabatela.

Inclui também uma linha eléctrica de 48 quilómetros, reabilitação das vias de acesso às fazendas e criação de cinco postos de confinamento, controlo, quarentena e vacinação do gado, devendo ser executado até 2023.

O investimento abarca ainda uma componente de apoio aos produtores e outra de produção familiar que insere a distribuição de nove cabeças de gado a famílias seleccionadas,  seguido de um processo de treinamento.

António de Assis explicou que o projecto de distribuição de cabeças de gado para a produção familiar está inserido no  Fundo de Desenvolvimento Agrário (FADA), que compreende um investimento de 10 milhões de kwanzas por família, cujos beneficiários deverão abster-se do abate do efectivo animal durante cinco anos, como forma de garantir a reprodução.

O projecto do planalto de Camabatela desenvolve-se numa área de 12 000 quilómetros quadrados e abrange as províncias do Cuanza Norte, Uíge e Malanje.

A referida região abarca vários investimentos com orientação para o relançamento da produção agrícola e pecuária que estão a beneficiar directamente mais de 250 famílias, contemplando a distribuição de cerca de três mil cabeças de gado, provenientes da República do Tchad e de outras regiões do país.

 





+