Governador do Cuanza Norte reafirma aposta na agro-pecuária

     Economia           
  • Cuanza Norte     Terça, 14 Setembro De 2021    16h26  
Governador da província do Cuanza Norte
Governador da província do Cuanza Norte
Cedida

Ndalatando - O governador da província do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, reafirmou hoje, em Ndalatando, a continua aposta do governo no relançamento da actividade agro-pecuária na região.

Para Adriano Mendes de Carvalho, o relançamento desta actividade permitirá à província reconquistar os tempos áureos em que o café, algodão, sisal, palmar, entre outros produtos, foram decisivos para o desenvolvimento da economia da região.

Adriano Mendes de Carvalho, que falava num encontro com o Presidente da Republica, João Lourenço, defendeu também a necessidade de transformar a província em importante centro logístico do país, capaz de abastecer as regiões Centro, Sul, Leste e Norte.

Considerou que esta pretensão tem a ver com a localização estratégica da província, que lhe confere o estatuto de placa giratória.

Indicou que a transformação desta região em centro logístico do país impulsionaria as acções, em curso, para o desenvolvimento da província

Cuanza Norte situa-se na região Noroeste de Angola, limitada a Norte pela província do Uíge, a Oeste pelo Bengo e Luanda, a Este por Malanje e a Sul pelo Cuanza Sul.

A província é ligada por muitas estradas nacionais que a unem com a capital angolana, Luanda.

 Por ela, passam as Estradas Nacionais, 230 que liga Luanda às regiões Norte, Leste e Sul do país, 120, que começa em Nóqui, província do Zaire, atravessa as províncias do Uíge e segue em direcção ao Cunene, passando pelo Huambo, Cuvango, Cuvelai e Ondjiva, terminando na fronteira sul, em Santa Clara.

A agricultura é a principal actividade económica da província, pois, absorve 80 por cento da população local que tem como principal produção a mandioca, amendoim (ginguba), feijão, milho, café, algodão, batata-doce e rena, ervilha, citrinos, dendém, hortícolas e citrinos, entre outros.

No sector pecuário, o governo local está apostado no repovoamento do Planalto de Camabatela, que conta, actualmente, com 217 060 cabeças, entre os quais 39 435 bovinos.

O planalto de Camabatela integra criadores e conta com 280 fazendas, repartidas entre as províncias de Cuanza Norte, Malanje e Uíge.

O Planalto que tem a sua sede na vila de Camabatela, município de Ambaca, Cuanza Norte, conta com um efectivo bovino estimado em cerca de 20 mil cabeças, com predominância para as raças nelor, brama, cimental e a gentia ou autóctone, número aquém das suas reais capacidades.

 A nível da província, a criação bovina concentra-se maioritariamente nos municípios de Cambambe e Ambaca, sendo culturalmente mais difundida neste último.

Neste momento, é no município de Cambambe, com mais de 30 mil cabeças, onde se encontra o maior efectivo bovino da província, fruto de investimentos empresarias aí realizados.

Ainda hoje, o Presidente João Lourenço concederá audiências separadas aos representantes de entidades religiosas, autoridades tradicionais, empresários e líderes juvenis.

Na quarta-feira, a agenda do Titular do Poder Executivo prevê uma visita ao projecto habitacional do Quilómetro 11, nos arredores da cidade de Ndalatando.





+