Lucala ganha fábrica de ração animal

     Economia           
  • Cuanza Norte     Sábado, 27 Março De 2021    19h39  
Gado no pasto (Arquivo)
Gado no pasto (Arquivo)
Pedro Manuel

Ndalatando - Uma fábrica de ração animal, com capacidade de produção de 20 toneladas/hora, foi inaugurada, neste sábado, no município do Lucala, pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior.

A  unidade fabril está vocacionada à produção de diversos tipos de ração em distintas medidas de empacotamento, variando entre 25 e 50 quilogramas, fruto da aposta no desenvolvimento do mercado local, sobretudo no abastecimento das naves de produção de aves,  instaladas entre os municípios de Lucala (Cuanza Norte)  e  de Cacuso (província de Malanje).

Denominado Rações KN, este investimento privado garante 150 empregos, na vertente agrícola e industrial, sendo esta última com uma mão de obra de 50 trabalhadores directos e indirectos.

O projecto vai  funcionar como o principal receptor ou comprador de milho e soja cultivado pelos agricultores da província e das regiões circunvizinhas, representando um incentivo para os pequenos, médios e grandes produtores, o que ajudará, também, a promover o aumento da renda das famílias, criar empregos, sobretudo para os jovens.

A unidade fabril foi erguida numa área de mais de dez hectares. Tem uma capacidade de produção e armazenagem de 2.500 toneladas de milho e 1.500 toneladas de soja.

A inauguração desta fábrica enquadra-se no lançamento oficial dos novos produtos financeiros para o sector agrícola,  implementados pelo Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA), em acto orientado pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior,  

Ao intervir na inauguração do empreendimento, o responsável da empresa Rogério Leonardo, que não divulgou o  valor do investimento, pontualizou  que a fábrica está preparada para duplicar a sua capacidade de stock ainda no decurso do presente ano.

Neste período, disse, prevê-se aumentar a capacidade de armazenagem para oito mil toneladas, com a entrada em funcionamento de uma granuladora com capacidade de 10 toneladas/hora.

Reactivação de aviários

Na ocasião, o ministro de Estado para a coordenação económica, Manuel Nunes Júnior, enalteceu este investimento, que considerou ser uma mais-valia para o incentivo da produção nacional, sobretudo no sector agrícola,  no quadro da oposta ao desenvolvimento e da linha de financiamento do Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA).

Para o ministro, a unidade fabril ora inaugurada vai, também, contribuir para a reactivação de um conjunto de aviários existentes nas províncias do Cuanza Norte e de Malanje, que estavam inoperantes, devido à falta de ração animal e de outras componentes técnicas.

Por sua vez, o governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, destacou o facto de este investimento fomentar o emprego para a população local, incentivar à produção agrícola e comercial, bem como fomentar o ramo da avicultura, que conta com um grande potencial, no município do Lucala.

Com a inauguração da presente infra-estrutura, o Lucala passa a contar com três fábricas de produção de ração animal, que vão contribuir para o funcionamento de mais de dez projectos avícolas existentes no município, fomentando a produção de carne e de ovos.

A inauguração da fábrica de ração foi, igualmente, presenciada pelo ministro da Economia e Planeamento, Sérgio de Sousa, entidades do governo central e provincial, para além de empresários do ramo agrícola, oriundos de vários pontos do país.





+