Ministério da Economia potencializa agentes municipais

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quarta, 09 Junho De 2021    18h15  
Grande parte dos camponeses e agricultores ainda usam enxadas e arado puxado pelo boi
Grande parte dos camponeses e agricultores ainda usam enxadas e arado puxado pelo boi
ANGOP

Ndalatando - Sessenta contratos de trabalho por tempo determinado foram assinados nesta quarta-feira entre o Ministério da Economia e Planeamento e os agentes municipais e económicos, na cidade de Ndalatando, província do Cuanza Norte, no quadro dos programas de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) e de Reconversão da Economia Informal (PREI).

Com a celebração destes contratos, no âmbito do Prodesi, os agentes municipais de apoio ao produtor, seis em cada município da província do Cuanza Norte, vão fazer o levantamento dos produtores existentes na municipalidade, o que produzem e onde estão localizados, enquanto o FREI vai receber informações dos produtores ou comerciantes que estão a actuar na informalidade para se reverter esta situação.

Estes agentes vão remover os constrangimentos e barreiras que ainda dificultam a vida do produtor local no acesso ao crédito e  servir também de elo entre produtores e potenciais compradores para facilitar a comercialização dos produtos e evitar a deterioração dos mesmos no campo.

Os mesmos vão também fornecer informações ao Portal do Produtor Nacional, para o registo dos produtores, porque muitos não tem acesso a essa plataforma electrónica, nem conseguem registar-se.

Os agentes contratados, alguns dos quais já exercem a actividade desde 2019, beneficiaram de uma formação.

No quadro desde contrato de trabalho, o  ministério disponibilizou para os técnicos  30 motorizadas  e alguns materias de trabalho para uso diário. Cada município da província tem direito a três motorizadas.

Na ocasião, a vice-governador para a Área Social e Económica, Leonor Garibaldi, recomendou as autoridades municipais um acompanhamento minucioso aos agentes e uso correcto dos meios.

“Trabalhem de acordo com contrato, porque deste modo o país poderá incrementar as exportações e reduzir as importações”, exortou.

Por outro lado, ressaltou o facto de o projecto contribuir para a criação de emprego temporário para os jovens.  

Albertino Gama Ferreira, um dos agentes municipais, augura trabalhar em equipa, num espírito de camaradagem e contribuir para o desenvolvimento do município e da província.                   





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+