Executivo vai reforçar medidas zoo-sanitárias no planalto de Camabatela

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quinta, 24 Junho De 2021    13h40  
Gado na manga de vacinação
Gado na manga de vacinação
Inácio Sabino

Ndalatando – O Ministério da Agricultura e Pescas está a criar infra-estruturas e meios técnicos para reforçar as condições zoo-sanitárias da população bovina localizada no planalto de Camabatela, anunciou o ministro António Francisco de Assis.

Em declarações à imprensa no quadro de uma visita de 24 horas à província, António de Assis informou que, para além do repovoamento animal no planalto de Camabatela (que compreende as províncias do Cuanza Norte, Uíge e Malanje), a maior aposta do Ministério da Agricultura e Pescas é criar um cordão sanitário para evitar a entrada de gado, na região sem a observância das normas de prevenção sanitária.

“Não é o repovoamento do Planalto de Camatebela que nos preocupa nessa altura, mas sim a criação de infra- estruturas técnicas, treinamento dos criadores e reforço do cordão zoo-sanitário”, salientou o governante, na quarta-feira.

O ministro esclareceu que a sua deslocação à província abarca, essencialmente, a inspecção das acções de criação de infra-estururas em curso no Planalto de Camabatela, propriamente no município de Ambaca, que vão assegurar o cuidado sanitário do gado e prevenção de doenças que têm estado a vitimar a população animal naquela região do país.

No que concerne ao projecto de repovoamento animal do referido planalto, António Francisco de Assis referiu que a acção não abrange apenas o gado proveniente da República do Tchad,  mas também algumas cabeças oriundas da Namíbia e do Sul de Angola .

Segundo o ministro, foram já distribuídas, aos criadores da região, mais de três mil cabeças de gado bovino, numa iniciativa que está a ser acompanhada de medidas de prevenção sanitária, capacitação e treinamento dos criadores.

Explicou haver várias linhas de financiamento para os criadores para o fomento da produção do gado, mas que o grande impasse reside no acesso ao crédito bancário devido ao rigor imposto pela Banca, realidade que deverá exigir maior nível de organização dos investidores, sobretudo em relação à certificação das garantias.

Acompanhado do governador do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, e de uma vasta delegação do seu pelouro, o ministro da Agricultura e Pescas deslocou-se à comuna de Samba Lucala, no município de Samba Cajú, onde se vai inteirar da actividade de uma fazenda privada envolvida num projecto de cultivo de milho e soja em grande escala.

O referido projecto agrícola, implementado pela empresa GESTERRA desde 2016, está a produzir anualmente três mil toneladas de milho e mil e oitocentas toneladas de soja, sendo o milho destinado às grandes unidades produtoras de ração animal e fuba para várias regiões do país.

 





+