PAPE garante formação a 190 jovens no Cuanza Norte

     Economia           
  • Cuanza Norte     Sexta, 09 Julho De 2021    12h58  
Logotipo do Fórum da Juventude da CPLP
Logotipo do Fórum da Juventude da CPLP
Cedida

Ndalatando – Cento e noventa jovens terminaram, nessa quinta-feira, a formação profissional em artes e ofícios no quadro do Programa Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), promovido pelo Governo Central.

Os jovens formaram-se em Montagem e reparação de computadores, Montagem e manutenção de parabólica, Administração de redes, Corte e costura, Empregados de mesa e similares, Pastelaria, Cabeleireiro e Discotecário (DJ).

O curso, ministrado pelo Instituto de Formação Profissional (Inefop),  em três turnos,  durou 33 dias, e visa a promoção do auto emprego.

A programa tem como público alvo cidadãos nacionais dos 18 aos 40 anos de idade e  será implementado ate 2023.

Na província do Cuanza Norte, o programa PAPE começou a ser implementado em 2020 e já permitiu a formação de mais 176 jovens.

Além da formação profissional, o projecto PAPE inclui a distribuição de Kits profissionais, para o auto- emprego.  

  Conceição de Lemos, um dos formados na área de Montagem e reparação de computadores, enalteceu o Governo pela implementação do PAPE, para garantir a formação profissional dos jovens e ocupação de tempo livre.

Considerou que com esta formação está capacitado para o mercado de trabalho ou abrir uma oficina e ajudar também outros jovens.

O jovem que já tem formação em informática, perspectiva criar o seu negócio em reparação e manutenção de computadores e encorajou outros jovens a aproveitar em oportunidade de formação, acrescentando que os cursos são bons e garantem a arrecadação de uma renda.

Lauriano Manuel Bartolomeu, que se formou em Montagem e manutenção de Parabólicas, disse que já frequentou  mais cinco cursos no Inefop, que o permitiu ter um emprego e garantir o seu sustento e da família.

  Lauriano Bartolomeu apelou a outros jovens que façam cursos profissionais, que além de garantirem o auto emprego, permitem o desenvolvimento das famílias e da sociedade.   





+