Estágios profissionais beneficiam 126 jovens

     Economia           
  • Cuanza Norte     Terça, 30 Março De 2021    13h53  

Ndalatando – Pelo menos 126 jovens beneficiam de estágios profissionais em várias empresas, na Província do Cuanza Norte, no âmbito de um programa inserido no Plano de Acção para Promoção da Empregabilidade (PAPE).

A informação foi avançada esta terça-feira, em Ndalatando, pelo coordenador executivo do PAPE, Aido Chimbangela, sublinhando que se tratam de estudantes finalistas e cidadãos com formação profissional, que procuram uma vaga no mercado de trabalho, através do PAPE.    

Para o efeito, foram assinados protocolos de cooperação entre o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e três empresas locais, bem como duas instituições de ensino médio e superior na província do Cuanza Norte.

O programa tem como público-alvo, jovens dos 18 aos 25 anos com formação profissional, técnica, média ou superior.    

Aido Chimbagela disse que a referida bolsa vai permitir que os jovens recém-formados beneficiem de estágios de três a seis meses, em empresas a selecionar.

Esclareceu que o estágio profissional não obriga a empresa a empregar o estagiário, salvo se encontrar no candidato qualidades que a levem a incluí-lo no seu quadro de pessoal efectivo.

As empresas que receberem estagiários, prosseguiu, poderão beneficiar de estímulos fiscais como a redução ou a isenção de alguns impostos.

O plano de âmbito nacional é suportado integralmente, através de um fundo de 1,5 bilhões de kwanzas, criado pelo Governo em parceria com o Instituto Nacional de Segurança Social, contemplando o pagamento de uma remuneração mensal ao estagiário.





+