PRODESI projecta Kz 750 milhões para apoiar cooperativas no Cuanza Norte

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quinta, 04 Março De 2021    16h50  

Ndalatando – Setecentos e cinquenta milhões de kwanzas foram disponibilizados pelo Governo, para financiar 18 projectos de cooperativas de negócios na província do Cuanza Norte, no âmbito do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI).

A informação foi prestada à ANGOP, quarta-feira, pelo director do Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico Integrado, Humberto Mesquita, esclarecendo que o programa de financiamento, lançado em 2020, está a ser financiado pelo Banco de Desenvolvimento Angola (BDA),  para apoiar investidores locais.

No quadro deste financiamento, acrescentou, em 2020, o Gabinete Provincial de Desenvolvimento Económico recepcionou 786 projectos de empresas e promotores de negócios individuais para adesão ao crédito bancário.

Dos projectos recepcionados, prosseguiu, apenas três foram já financiados, com um valor de 367 milhões de kwanzas, enquanto 16 aguardam por financiamento, após aprovação e consequente entrega à banca.

Esclareceu que o número reduzido de projectos aprovados e financiados decorre do facto da maioria dos candidatos não terem as empresas certificadas e apresentarem documentação incompleta, além do excesso de burocracia registada ao nível da banca.

No respeitante ao apoio a mulheres empreendedoras, no âmbito do PRODESI, esclareceu não haver um atendimento diferenciado para as mesmas, no acesso ao crédito, em virtude do programa não prever este pressuposto.





Notícias de Interesse

+