Cooperativistas do Cuanza Norte em formação sobre gestão de negócios

     Economia           
  • Cuanza Norte     Terça, 22 Junho De 2021    10h42  

Ndalatando - Responsáveis de sete cooperativas agropecuária da província do Cuanza Norte participam, desde segunda-feira, em Ndalatando, numa acção formativa sobre gestão de negócios, promovida pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM).

A acção formativa, com duração de cinco dias, visa dotar os responsáveis de cooperativas de conhecimentos e técnicas de gestão, para o fortalecimento dessas estruturas, importante na cadeia alimentar e criação de emprego.

A regularização e formalização das cooperativas perante o Estado, entidades financeiras, clientes, fornecedores e seus membros constituem outros dos objectivos da acção formativa.

O evento, promovido no âmbito do Projecto de Modernização da Gestão das Cooperativas (Promove), será desenvolvido em cinco módulos “Direito”, “Marketing e comunicação”, “Gestão operacional”, “Gestão de Pessoal“ e “Contabilidade”.

A acção formativa orientada por formadores do INAPEM está a abordar temas como “As vantagens do marketing”, “Compreensão dos mecanismos de definição de preços” e “Mecanismos de retenção de clientes”.

 “Logística e Gestão Logística”, “Perspectivas das cooperativas e clientes na cadeia de abastecimento”, “Gestão de Pessoal”, “Controlo e Gestão dos Dinheiros que entram e saem da Cooperativa” serão igualmente analisados no certame.

Na abertura do certame, a vice-governadora da província do Cuanza Norte para o sector Político, Social e Económico, Leonor Ferreira de Lima Cruz e Silva, defendeu a necessidade de os responsáveis das cooperativas compreenderem e melhorar a gestão dessas estruturas.

Salientou que a aplicação de técnicas de gestão moderna contribuirá para a elevação da produtividade, direccionando o remanescente da produção ao mercado e, com isso, melhorar-se a renda das famílias e dos membros das cooperativas.

Leonor Ferreira de Lima Cruz e Silva asseverou que a formalização das cooperativas constitui elemento fundamental no combate ao desemprego.

No Cuanza Norte estão controladas actualmente perto de 500 cooperativas, das quais 320 em vias de legalização e 39 legalizadas.

O Promove é um programa de iniciativa do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), operacionalizado pelo INAPEM, para fortalecer a estrutura legal e reforçar a capacitação dos gestores das cooperativas através da capacitação e assistência técnica dos mesmos.

 





+