Governo do Cuanza Norte quer organização da actividade comercial

     Economia           
  • Cuanza Norte     Segunda, 21 Dezembro De 2020    17h18  

Ndalantado – O director provincial do Gabinete Económico Integrado no Cuanza Norte, Fernando Humberto Mesquita, destacou, nesta segnda-feira, a necessidade de os agentes comerciais melhorarem a organização da actividade e cumprirem as leis vigentes no país.

De acordo  com o responsável, há muita deficiência na arrumação dos produtos, problemas na folha de cálculo para determinar os lucros, de salubridade e em alguns casos a venda de produtos fora de prazo de validade.

“Há uma desorganização muito grande nas padarias, onde está a farinha de trigo, azeite, sal, incluindo o problema da qualidade e do preço”,  indicou no final de uma visita de inspecção a estabelecimentos comerciais, na companhia da vice-governadora para o sector Politico, Social e Economica, Leonor Ferreira Lima e Cruz.

Em relação as farmácias,  avançou que muitas não possuem um depósito para armazenamento dos medicamentos e se existe não têm condições, assim como a falta de ventilação e em alguns casos a venda de medicamentos com prazo de validade vencido.

Fernando Mesquita, que coordenava uma comissão multisectorial, informou, que no quadro da Lei Comercial, a instituição determinar a apreensão de produtos e o  encerramento de alguns estabelecimentos.

As visitas de inspecção, segundo o responsável vão abranger  todos os municípios e estabelecimentos de grande superfície como o Nosso Super e a Shoprite, onde se constactou a existência de produtos com prazo de validade vencidos.

Indicou que o município do Cambambe, com uma rede comercial considerável, é o mais preocupante, por apresentar muitos problemas.

Na semana passada, informou Fernando Mesquita, um estabelecimento foi encerrado no município do Cambambe e o proprietário  preso e submetido a julgamento sumário, por incumprimento das leis económicas vigentes no país.

 Até à presente data, foram visitados 20  estabelecimentos comerciais no município do Cazengo e sete em Cambambe.

Antes da visita de inspecção,  realizou-se uma reunião entre o governador, empresários, instituições económicas, lideres eclesiásticos para abordar a problemática da subida de preços e o cumprimento das normas de biossegurança, principalmente, na quadra festiva.

O governador Mendes de Carvalho apelou para o reforço das normas de biossegurança e observância das regras.

Chamou também a atenção de proprietários de transportes públicos para o fim da especulação dos preços, que passou de 200 para 300 ou 400 kwanzas.





+