BDA tem disponível USD 250 milhões para créditos

     Economia           
  • Cuanza Sul     Sexta, 09 Julho De 2021    13h32  
Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), na baixa de Luanda (Foto ilustração)
Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), na baixa de Luanda (Foto ilustração)
Tarcísio Vilela

Sumbe - Duzentos e 50 milhões de dólares ( cerca de159,6 mil milhões de kwanzas) é o valor que o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) tem disponível para o crédito agrícola no país, segundo o administrador para área de negócios, Clemente Paulo.

Clemente Paulo prestou essa informação à imprensa, à margem de um encontro com os administradores municipais do Sumbe, Amboim e Quilenda, que visou esclarecer os agricultores do Cuanza Sul sobre os produtos financeiros para o sector agrícola.

O responsável esclareceu que, a partir deste valor, pode-se obter créditos de campanha agrícola para micro-empresas até cinco hectares com um valor de quatro milhões e 623 mil kwanzas (Kz), para pequenas empresas 10 milhões e 318 mil, médias empresas de 10 a 50 hectares o valor é de 48 milhóes e106 mil kwanzas e  as grandes 208 milhões e 159 mil kwanzas.

Já  para a compra de máquinas e equipamentos, o financiamento vai de 34 milhões e 371 mil kwanzas até 1,7 mil milhões de kwanzas, para projectos de investimentos o  montante é de 137 milhões e 417 mil até aos  3,4 mil milhões.

Fez saber que o valor é para agricultores de todo país e para acedé-lo os interessados devem se candidatar. " Este financiamento faz parte do Plano de Negócios para o ano de 2021 a nível do país", sublinhou.

Para facilitar o processo de financiamento, o BDA vai criar cinco agências, uma das quais na província de Benguela, para maior aproximação aos produtores e empresários.

Por sua vez, os agricultores afirmaram que o crédito é bem-vindo na medida em que lhes possibilitará aumentar os índices e diversificar a produção.

Participaram no acto de esclarecimento do financiamento do BDA, técnicos do BDA, directores dos gabinetes provinciais da Agricultura e Pescas, Comércio, Industria e agricultores.  





Notícias de Interesse

+