Capri Gila investe 11 AKZ milhões em projecto de carne

     Economia           
  • Cuanza Sul     Quarta, 30 Dezembro De 2020    22h49  

Sumbe - A empresa Capri Gila investiu, este ano, 11 milhões de kwanzas para aquisição de 100 mil animais reprodutores, entre caprinos e ovinos, com vista a produção de carne para o mercado interno e exportação, disse hoje o proprietário da sociedade, Jorge Pinto.

Com este investimento, a Capri Gila espera ser o maior criador de caprino e ovinos para a produção de carne na província do Cuanza Sul, embora falte estatísticas sobre a produção local, uma vez que a região tem um efectivo de caprino de 140 mil cabeças e mais de 50 mil de ovinos pertencente a famílias e empresas.

  Em declarações à ANGOP, o proprietário da Capri Gila ,  Jorge Pinto, destacou que com este investimento pretende-se criar pelo menos 100 novos postos de empregos directos e abastecer os mercados internos e externos com 150 mil animais de abates por ano, a partir de 2022.

Com este investimento, a empresa está a potenciar-se com animais reprodutores (caprinos e ovinos) com vista a exportar para os países a do Magrebe, através da criação para o abate feita em confinamento e a reprodução em semi-confinamento (engorda com base numa ração balanceada) bem como para o mercado interno.

“A empresa pretende ser líder no fornecimento de carne no Cuanza Sul, com uma capacidade de 400 mil cabeças, 150 mil das quais para o abate, o suficiente para abastecer o mercado nacional e exportar.

Avançou que para sustentar este projecto, (ovino-caprinocultura) a partir de Janeiro de 2021 inicia a montagem de novos equipamentos e instalações avaliados em mais de 3,9 mil milhões de kwanzas ( aproximadamente seis milhões de dólares).

“Com este investimento pensamos atingir o nosso cruzeiro de produção da carne com as raças Boer, Anglo Nubianas e nacionais seleccionadas pelo porte e pela qualidade da carne”, rematou.

Disse também que estão a caminhar para o apuramento de uma sub-raça de caprinos que terá como base cruzamentos de raças comprovadamente de alta qualidade com animais indígenas.

Para o efeito, disse o empreendedor, foi aplicado, em Novembro de 2019, 530 mil dólares americanos ( cerca de AKZ 344,6 milhões) pagos numa brigada mecanizada composta de seis tractores 100 HP, quatro tractores de 90 HP, 10 grades e cinco charruas para dar um maior suporte ao projecto agrícola e ovino-caprinocultura.

Com estes equipamentos foram preparados 450 hectares de terras aráveis, dos quais 60 hectares de milho estão já em produção, que darão suporte à produção da ração animal”, rematou.

A Capri Gila iniciou, em Junho último, a desmatar 10 hectares por mês, dos três mil hectares para instalações abatedouros com oficina de carnes, equipamentos de maneio de cabras, fins agrícolas, electrificação, máquinas agrícolas, sistemas de rega, construção de caprís, escritórios, dormitórios e outros.

 





+