Preço de alimentos registam baixas

     Economia           
  • Cuanza Sul     Segunda, 14 Fevereiro De 2022    16h10  
Arroz é um dos alimentos mais consumido no país
Arroz é um dos alimentos mais consumido no país
ANGOP

Sumbe - Os preços dos produtos alimentares de consumo essencial continuam a baixar nos armazéns e mercados informais da cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, apurou esta segunda-feira a ANGOP.

Muitos cidadãos da cidade do Sumbe exaltam com esse facto, afirmando sentirem algum alívio nas despesas com a alimentação, apesar de não serem ainda os preços ideais.

Durante uma ronda efectuada pela ANGOP em vários armazéns de produtos alimentares e mercados informais, constatou-se que 25 quilogramas de arroz antes vendidos a 14 mil 500 kwanzas custam agora 12 mil e 5Kg de açúcar baixou de três mil para dois mil 500.

O litro de óleo vegetal custa mil 200 kwanzas, contra mil 350 anteriores, a caixa de coxa de frango passou de nove mil 900 para oito mil 800 kwanzas, enquanto 25 Kg de fuba de milho está a 12 mil 500 (antes comprava-se a 14 mil kwanzas). Um Kg de feijão antes vendido a mil kwanzas está agora a 700 no mercado informal.

Para o comerciante Mohamde Cissoco, a baixa dos produtos básicos deve-se em parte à implementação pelo Executivo do programa de Reserva Estratégica Alimentar e ao rigor na fiscalização nos centros comerciais.

Manuel Francisco, outro comerciante, disse que adquire os produtos nas províncias de Benguela e Luanda, a preços razoáveis, pelo que não encontra razões para especular no seu estabelecimento.

Sublinhou que a redução do custo do IVA é outra medida que influenciou indiscutivelmente a redução de preços, com os comerciantes a terem maior poder de compra.

O negociante louvou as medidas de reestruturação económica implementadas pelo Executivo, por estar a elevar a qualidade de vida dos angolanos.





+