Cunene emite pela primeira vez alvará de construção civil

     Economia           
  • Cunene     Segunda, 31 Outubro De 2022    15h11  
Obras de construção do novo hospital geral de Ondjiva
Obras de construção do novo hospital geral de Ondjiva
José Cachiva

Ondjiva - As administrações municipais da província do Cunene começaram a emitir hoje pela primeira vez alvarás e registo de construção civil, no âmbito da descentralização dos serviços administrativos.

A informação foi prestada à ANGOP pela chefe do Departamento de Qualificação e Licenciamento do Instituto Regulador da Construção Civil e Obras Públicas, Manuela Cristóvão, à margem do acto de encerramento da formação de dois dias sobre concessão de título de registo e emissão de alvarás, dirigida aos técnicos do Governo da Província do Cunene e das administrações municipais.

De acordo com a responsável, com a formação dos técnicos a competência passa a ser de domínio da província.

“Viemos à província do Cunene no âmbito da descentralização administrativa e das atribuições das transferências de competências para as administrações e governos provinciais, que passam a emitir esses documentos, feitos antes em Luanda”, afirmou.

Explicou que, no âmbito do licenciamento no sector da construção civil, doravante o licenciamento de títulos habilitantes de registo da primeira e segunda classes será feito nas administrações municipais e os alvarás de terceira e quarta classes pelos governos.

Manuela Cristóvão lembrou que, incluindo Cunene, já são 15 províncias que entraram no processo de emissão de alvarás e registo de construção, faltando apenas três, nomeadamente Zaire, Lunda-Norte e Cuando Cubango.

O alvará de construção é o documento que habilita o exercício da actividade de construção, isto é, por via desse, o seu titular torna-se apto a executar os trabalhos
concretamente enquadráveis nas habilitações concedidas por esse documento.

O documento vem expresso no Decreto-Lei n.º 12/2004, de 9 de Janeiro, que estabelece o regime jurídico de ingresso e permanência na actividade de
construção.

 

 

 

 

 





+