Governo provincial do Cunene trabalha na criação de mercados seguros

     Economia           
  • Cunene     Sexta, 12 Abril De 2024    23h47  
Avaliação do saneamento básico da cidade de Ondjiva/Cunene
Avaliação do saneamento básico da cidade de Ondjiva/Cunene
Fabiana Hitalukua-ANGOP

Cunene – Os comerciantes do maior mercado informal de Oshamukuio, na província do Cunene, poderão ganhar um novo espaço comercial mais seguro, ainda este ano, com vista à protecção da integridade física dos vendedores e clientes, nesta localidade.

Segundo a governadora provincial do Cunene, Gerdina Didalelwa, as autoridades locais vão trabalhar no sentido de se identificar um outro espaço, até Julho próximo, para se criar um novo mercado, de modo a albergar mais vendedores.

A governante, que falava à imprensa, no final de uma visita de constatação nos locais de venda informal, realçou que a presença de vendedores à beira das ruas constitui um risco iminente para a vida dos cidadãos.

Gerdina Didalelwa sublinhou que o objectivo é dar mais dignidade aos comerciantes e ter um espaço em condições para vender os seus produtos.

Esclareceu que o mercado do Oshamukuio encontra-se “super lotado” e a intenção é encontrar um outro local maior para desafogar este espaço, porque muitos vendedores estão à beira da estrada e outros encostados junto às bombas de combustível.

Disse que essa medida será extensiva ao mercado da “Alemanha”, no sentido de se anular, em definitivo, este espaço, devido a sua localização geográfica.

Lembrou que o mercado é atravessado pela Estrada Nacional 372, o que tem provocado muitos acidentes, assim como localizado numa zona baixa sujeito a inundações e problemas ambientais.

Nesta senda, disse que será necessário maior actuação dos órgãos de fiscalização, de modo a evitar que os comerciantes retirados “não retornem ao espaço”.

Ainda no âmbito da sua visita de constatação, a governadora provincial orientou a administração municipal do Cuanhama a trabalhar na sensibilização dos vendedores que exercem comércio informal à beira das estradas  e em locais impróprios.

Gerdina Didalelwa ressaltou ainda a necessidade de se efectuar o levantamento de famílias que se encontram a residir dentro do mercado, tendo em conta o Censo Geral da População e Habitação, a ser realizado a partir de 19 de Julho próximo, em todo país.

A cidade de Ondjiva conta com dois maiores mercados informais, o de Oshomukuio, com mil e 60 vendedores, e o da Alemanha (874). FI/LHE/QCB





Notícias de Interesse

+