Cunhinga já emite alvarás comercial e industrial

     Economia           
  • Bié     Sábado, 04 Março De 2023    12h38  

Cunhinga - A emissão de alvarás comerciais e industriais para os cidadãos que queiram apostar no comércio, no município do Cunhinga, 30 quilómetros a Norte da cidade do Cuito (Bié), fica mais simplificado com a entrada em funcionamento de novos serviços.

No acto de abertura, realizado sexta-feira, o director provincial do Gabinete do Desenvolvimento Económico Integrado do Bié, Figueiredo Canguende Homba Numbi, assegurou que as condições humanas e materiais estão criadas para que os cidadãos interessados possam obter os alvarás comerciais e industrial, a partir da administração local.

Diariamente poderão ser emitidos mais de 50 alvarás.

A acção visa o combate do exercício da actividade comercial e industrial de forma ilegal no município.

Nesta altura sete municípios já emitem os alvarás comerciais e indústrias, faltando o Chitembo e Cuemba, onde trabalha-se com as administrações municipais visando o aprimoramento das condições de trabalho.

A administradora municipal do Cunhinga, Jeorgina Lumati, frisou que a entrada em funcionamento de novos serviços vai  desencorajar a fuga ao fisco, impulsionar arrecadação de receita para os cofres do Estado.

O município tem 50 operadores económicos.

O alvará comercial é um documento emitido pelo Ministério do Comércio e Indústria que, a par de outros, legitima os agentes económicos para o exercício das suas actividades em diversas áreas do sector comercial. ANGOP/BAN





Notícias de Interesse

+