Cuvelai com casos suspeitos de febre aftosa em bovinos

     Economia           
  • Cunene     Quinta, 05 Janeiro De 2023    16h28  
Pastagem de gado na província do Cunene
Pastagem de gado na província do Cunene
Miguel Faztudo - ANGOP

Ondjiva - As autoridades Veterinárias na província do Cunene apontam para o registo de casos suspeitos de febre aftosa em gado bovino nas comunas de Cubate, Mupa , Calonga e Mukulongodjo, no município do Cuvelai.

Em entrevista esta quinta-feira à ANGOP, o chefe do Departamento dos Serviços Veterinários do Cunene, Cláudio Simão, disse que foram colhidas 300 amostras e enviadas ao Laboratório Regional da Humpata (Huila), para confirmação laboratorial.

De acordo com o responsável, foi realizado um trabalho junto aos criadores do Cuvelai entre os dias 26 a 29 de Dezembro último, que permitiu fazer um diagnóstico presuntivo da febre aftosa.

A par disso, realçou a existência de áreas onde os animais apresentam sintomas da peripneumonia contagiosa bovina e o carbúnculo hemático.

Sem precisar dados de número de cabeças afectadas , esclareceu que os animais apresentam sintomas clínicos como ferida na boca, dificuldades de se alimentar, a não coagulação de sangue e morte rápida.

“Ainda não dispomos de um diagnóstico confirmativo, mas dos currais tradicionais visitados, os criadores falam entre 7 a 15 cabeças afectadas”, sublinhou.

Cláudio Simão disse que o sector dispõem de 10 mil doses de antibióticos para a vacinação do gado, junto do órgão central, realçando que tão logo tenham o resultado poderão iniciar com a imunização do gado.

O responsável afirmou que a doença não tem um tratamento específico, realçando o reforço das medidas de prevenção, através da separação das manadas, enquanto se aguarda pelo resultado confirmativo .

Entretanto, salientou que o município do Cuvelai constitui um corredor endémico por serem zonas de grande transumância para o pasto e a sua localização geográfica faz fronteira com as províncias da Huila e do Cuando Cubango.

A febre aftosa é uma doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas (aftas), principalmente na boca e nas patas de animais de casco fendido, como bovinos, caprinos, ovinos e suínos.





+