Cyril Ramaphosa abre fórum de negócios de África

     Economia           
  • Luanda     Domingo, 14 Novembro De 2021    16h57  
Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa (Foto arquivo)
Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa (Foto arquivo)
Angop

Durban (Dos enviados especiais) - O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, abre, esta segunda-feira, 15,  com um discurso, a II edição da Feira Intra Africana 2021 (IATF2021), que junta investidores  de 54 países do continente, incluindo Angola. 

O evento, que vai até 21 de Novembro, terá lugar no Centro Internacional de Convenções Inkosi Albert Luthuli em Durban, numa promoção do Banco Africano para Exportações e Importações (Afreximbank), em colaboração com a União Africana e o Secretariado da Zona Livre Continental Africana. 

Nesta exposição, Angola participa com 30 empresas, incluindo instituições públicas, que deverão expor vários serviços e produtos, "made in Angola", no âmbito dos projectos chaves desenvolvidos pelo Executivo em cumprimento com o PDN-2017/2022.

A IATF2021 é uma feira que fornece uma plataforma para conectar compradores, vendedores e investidores internacionais. 

A mesma vai permitir aos participantes e visitantes traçar um perfil e compartilhar informações de mercado e oportunidades de investimento em apoio ao comércio intra-africano e à integração económica do continente.

O IATF2021 realiza-se também com o apoio do Governo da África do Sul, focando-se  na recém-lançada Zona  de Livre Comércio Continental Africano (AfCFTA), em que vários países aderiram ao seu Acordo, tal como Angola. 

A Zona de Livre Comércio é uma iniciativa da União Africana que visa criar  um mercado continental único para bens e serviços, com livre circulação de empresários e investimentos.

Espera-se que a Feira de Negócios atraia mais de 10 mil visitantes e compradores, sendo que a África do Sul aparece com mais de 80 empresas apoiadas pelo Governo, tendo a oportunidade de mostrar seus produtos e serviços.

A exposição de sete dias, contempla um programa completo de sessões de conferências, apresentando os principais líderes e especialistas africanos e internacionais. 

O certame proporcionará uma plataforma única e valiosa para as empresas sul-africanas e de outros países acessarem a um mercado integrado africano de mais de 1,2 biliões de pessoas com um Produto Interno Bruto de mais de 2,5 trilhões de dólares, criado sob a Área de Livre Comércio Continental Africano (AfCFTA).

A Feira de Negócios oferece uma oportunidade de criar um perfil e comercializar produtos e serviços sul-africanos com orgulho, construir redes duradouras e estabelecer colaborações que irão aumentar as exportações de bens e serviços. 

A África do Sul, como anfitriã, quer, com a sua participação neste evento, destacar o melhor das capacidades de manufactura local.

Assim vai evidenciar o sector de agricultura e agro-processamento, automotivo, construção e desenvolvimento de infra-estrutura, bens de consumo, energia e potência, engenharia, calçados, couro e têxteis Indústrias pesadas e manufactura leve, entre outros. 


 





+