Dados fiáveis e acessíveis ditam sucesso na exploração petrolífera - ANPG

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 28 Maio De 2021    16h21  
Painel digital do CentroN de Dados do Governo Angolano
Painel digital do CentroN de Dados do Governo Angolano
Domingos Cardoso

Luanda - A Administradora da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG), Natacha Massano, considerou, quinta-feira, que dados precisos, fiáveis e acessíveis, com técnicos bem treinados, constituem bases para o sucesso da exploração e perfuração de poços petrolíferos.

Natacha Massano, que interveio na abertura da Primeira Conferência de Gestão de Dados do Sector Petrolífero referiu que  a gestão de dados constitui uma preocupação de todos intervenientes do ramo, uma vez que “sem uma gestão eficaz, más decisões podem ser tomadas, causando danos  económicos avultados”.

Segundo a membro do Conselho de Administração da ANPG, a determinação onde perfurar é baseada em análises de grandes quantidades de dados de geo-ciência e nas suas actividades, porquanto, entende que “só se adquirindo dados suficientes e actualizados é que se pode minimizar o risco de falhas de perfuração”.

Acrescentou ser, por essa razão, que muitas vezes os dados colectados têm maior custo que o real da sua  aquisição.

Natacha Massano anunciou ainda que, após  três anos de interregno, o fórum sobre a  Gestão de Dados no Sector Petrolífero passa a ter, a partir deste ano, um carácter de conferência que  terá lugar bimestralmente, buscando  promover as trocas de experiências e boas práticas  entre os vários participantes do sector, como operadores e prestadores de serviço.

Neste fórum de dimensão internacional que decorre em formado digital em dois dias (27 e 28 deste mês de Maio), participam congéneres da ANPG, como do Brasil e da Noruega, que  partilham experiências no campo da gestão de dados do sector dos petróleos.

Temas como, “A segurança de dados na indústria petrolífera”, “confidencialidade network”, a “padronização dos dados de poços”, “a visão da ANPG para a indústria - a tecnologia que existe hoje e o que pretende no futuro” e “solução digital para gerenciamento de carotes (vasilhames)”, foram alguns dos eleitos para análise.

“Visões sobre as últimas novidades tecnológicas na indústria”, “soluções de segurança cibernética e protecção contra hackers”, “o  funcionamento de plataformas de dados interoperáveis”, “a transição energética Glogal-oportrunidades e desafios”, “a  protecção de dados pessoais”, são os demais assuntos apresentados  no fórum.

O evento, promovido pela Agência Nacional de Petróleo e Gás (ANPG), encerra nesta sexta-feira. O mesmo conta com a participação de convidados nacionais, internacionais, entidades homólogas e parceiros da concessionária nacional.





Notícias de Interesse

+