Dallas acolhe 16ª Cimeira Empresarial EUA-África

     Economia           
  • Luanda     Domingo, 05 Maio De 2024    20h51  
Vista parcial da cidade de Dallas, Texas nos EUA
Vista parcial da cidade de Dallas, Texas nos EUA
DR

Dallas (Dos enviados especiais) - A cidade de Dallas, localizada a norte do Estado de Texas, acolhe, de 6 a 9 deste mês, a 16ª Cimeira Empresarial EUA-África, organizada pelo Conselho Corporativo para África (CCA).

Este ano, a cúpula empresarial tem como tema central "EUA - Negócios em África: Parcerias para o sucesso sustentável", devendo reunir mais de mil líderes empresariais do país anfitrião e do "continente berço".

A cimeira representa a principal plataforma de intercâmbio empresarial do CCA, focada no comércio, investimento e envolvimento comercial entre os EUA e África, pelo que atrai, anualmente, vários Chefes de Estado e de governo africanos, bem como altos funcionários do Governo americano.

De acordo com a organização, são esperados, nos quatro dias de trabalho, centenas de executivos empresariais americanos e africanos, de diferentes sectores, como o agronegócio, energia, finanças, saúde, TIC, infra-estruturas, segurança, turismo e facilitação do comércio. 

A iniciativa constitui uma plataforma para discussões de alto nível e parcerias económicas entre norte-americanos e africanos, visando a promoção de relações comerciais sustentáveis entre nações e empresas dos EUA e África.

Durante a cúpula, executivos do sector privado africano e dos EUA, bem como representantes governamentais poderão envolver-se em debates de alto nível sobre várias questões que afectam a relação económica EUA-África.

As sessões estarão centradas em sectores-chave, incluindo agronegócio, energia, saúde, infra-estruturas, segurança, facilitação do comércio, TIC, indústrias criativas e finanças. 

O evento é, também, uma oportunidade para se estabelecer contactos com os principais responsáveis ​​do sector privado e do governo, explorar novas oportunidades de negócio e para conhecer potenciais parceiros comerciais.

De igual modo, a cimeira serve para moldar e defender políticas comerciais e de investimento eficazes entre os EUA e África, sendo que nos últimos anos, o CCA já acolheu mais de 50 Chefes de Estado dos EUA e de África e mais de 15 mil participantes nas suas cimeiras.

De acordo com a organização, "constitui uma plataforma vital para aprofundar os laços comerciais EUA-África em sectores-chave", e "promover oportunidades de networking incomparáveis, facilitando reuniões entre executivos do sector privado dos EUA e de África, representantes governamentais, investidores e empresários". 

A iniciativa, ainda de acordo com o CCA, abre oportunidades para "forjar parcerias, explorar novas vias de negócios e moldar políticas que promovam relações comerciais e de investimento robustas entre os EUA e África".

Dados indicam que a Cimeira Empresarial EUA-África tem vindo a atrair, anualmente, uma média de mil participantes de 40 países, incluindo 46 Chefes de Estado desde a sua criação, sendo, por isso, "um testemunho do cenário económico dinâmico e em evolução entre EUA e África".

Conforme os organizadores, desde a cimeira inaugural, em 1997, o CCA reuniu com sucesso partes interessadas de todo o mundo para discutir desafios, identificar soluções e expandir os investimentos entre os EUA e África.

A cúpula, que decorreu em 2023 no Botswana (quinta edição organizada no continente africano) continua a encarnar o espírito de colaboração e crescimento mútuo.

Segundo a organização, "o evento deste ano promete ser o mais dinâmico e envolvente até agora, oferecendo oportunidades incomparáveis ​​de networking, colaboração e compartilhamento de conhecimento".

Para o efeito, uma delegação do Governo dos EUA é  aguardada em Dallas, onde vai participar na cimeira e celebrar, também, o 20.º aniversário da Millennium Challenge Corporation (MCC), que entregou mais de 10 mil milhões de dólares em reformas políticas institucionais e investimentos em infra-estruturas em África.

A delegação é chefiada pela embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, que se fará acompanhar de Alice Albright, presidente do Conselho de Administração da MCC, e de Reta Jo Lewis, presidente do Banco de Exportação e Importação dos Estados Unidos, entre outras individualidades. Elj





+