Degradação da via do Buraco impede escoamento de pescado 

     Economia           
  • Luanda     Sexta, 02 Dezembro De 2022    15h59  
Buracos e charcos impedem circulação (Foto ilustração)
Buracos e charcos impedem circulação (Foto ilustração)
Mário Francisco

Ramiros - O estado de degradação da via que da acesso ao bairro do Buraco, comuna do Mussulo, município do Talatona, em Luanda, está a impedir o escoamento do peixe seco e fresco desta região para os grandes centros de consumo e a provocar grandes prejuízos aos pescadores.

Com cerca de 500 habitantes, o sector do Buraco está localizado a 20 quilómetros da EN-100, e beneficiou-se de trabalhos de terraplanagem há dois meses, mas as últimas chuvas, que caem sobre a região, tornaram a via esburacada e com muitos charcos.

 Em declarações hoje, à ANGOP, a soba da localidade, Catarina António, manifestou-se preocupada com a situação, e pediu às autoridades administrativas a reabilitação urgente da via com material consistente, para permitir que a população possa comercializar o peixe.

“ A população vive da pesca, e sem resolvermos o problema da via de acesso torna a vida para as nossas famílias muito complicada. Neste momento, devido à degradação da estrada, os taxistas reduziram a frequência e, consequentemente, aumentaram o preço da corrida de mil e 500 kwanzas para dois mil”, lamentou.

Um dos poucos taxistas a trabalhar na região, proprietário de uma viatura de marca Toyota, vulgo rabo de  pato, António José, disse que a situação tornou-se difícil e se prevalecer mais tempo, apenas viaturas pesadas terão acesso.

Acrescentou que antes percorria 30 minutos da Estrada Nacional 100 (EN-100) para o sector do Buraco, mas devido à degradação acentuada tem feito cerca  45 minutos de viagem,

A vila é o único sector da comuna do Mussulo ligada por terra e com o continente. É um importante mercado onde abunda variedade de peixe seco e fresco grosso, comercializado em Luanda e interior do país.

    As suas praias, para além de lazer,  são muito abundantes em peixe como corvina, linguado, sardinha, bacalhau, Santo António, bacalhau, cachucho, baiacu e pargo.





+