Degradação do troço Muconda/Muriege preocupa automobilistas

     Economia           
  • Lunda Sul     Sexta, 13 Janeiro De 2023    13h06  
1 / 2
Ponte sobre o rio Tchihumbue na vila de Muconda em estado de degradação
Ponte sobre o rio Tchihumbue na vila de Muconda em estado de degradação
Quintas Benjamim - ANGOP
2 / 2
Ponte sobre o rio Tchihumbue na vila de Muconda em estado de degradação
Ponte sobre o rio Tchihumbue na vila de Muconda em estado de degradação
Quintas Benjamim - ANGOP

Saurimo – Os automobilistas que circulam no troço rodoviário Muconda/Muriege, província da Lunda Sul, reclamaram do estado de degradação desta via e solicitaram aos órgãos de tutela uma intervenção urgente pelo perigo que representa ao trânsito.

O troço de 139 quilómetros beneficiou de novo tapete asfáltico, há 12 anos e meio, mas actualmente tem sido perigoso à circulação, devido aos buracos que estão a surgir, causando muitos acidentes e perdas de vidas humanas.

Ouvidos pela ANGOP, referiram ser imperioso que as estruturas de direito resolvam a situação, tendo em conta o período chuvoso.

O automobilista João Diogo disse ser bastante cansativo conduzir naquele percurso, caracterizado por buracos e algumas trepidações, facto que tem causado avarias nas viaturas, além do risco de despistes.

“A estrada voltou a degradar-se com a intensidade das chuvas, dificultando, deste modo, a circulação de pessoas e bens”, acrescentou.

O camionista Joel Bernardo referiu que o mau estado da via está a inviabilizar as trocas comerciais entre o município do Luau, Muconda e a sede capital Saurimo, perdendo-se muito tempo na via, devido ao excesso de buracos.

Já o automobilista Domingos Isaías frisou que o mau estado da estrada tem dificultado a circulação de viaturas e o escoamento dos produtos agrícolas do campo para as zonas de consumo da Lunda Sul e Lunda Norte.

Operação tapa buracos para aliviar

Em reacção, a administradora municipal do Muconda, Maria Segunda, reconheceu o problema, tendo esclarecido que a administração local tem feito alguns trabalhos paliativos de tapa buracos, através da colocação de calcário misto com brita, para minimizar a situação, enquanto aguarda-se por uma intervenção mais profunda, por parte do Gabinete Provincial dos Serviços Técnicos e Infra-estruturas

Muconda é parcela da Lunda Sul e dista a 191 quilômetros da sede de Saurimo, com uma extensão de 27 mil 926 quilômetros quadrados. Faz fronteira, a norte e nordeste, com os municípios de Saurimo, Catximo e Luia (Lunda Norte), a sul com o município do Dala e a leste com o Luau (Moxico) e a República Democrática do Congo.

O município é composto por quatro comunas, nomeadamente Muconda, Muriege, Chiluange e Cassai-Sul, com 42 mil e 164 habitantes, maioritariamente camponeses.

 





+