Deputado reitera compromisso com a gestão económica

     Economia           
  • Luanda     Terça, 09 Abril De 2024    19h09  

Luanda – O deputado Vigílio Tyova reiterou esta terça-feira, em Luanda, o compromisso do Estado angolano na contínua implementação de reformas estruturantes no domínio da gestão e governação económica, desempenho fiscal, bem como na redução de custos de endividamento.

Ao falar durante o seminário de Formação do Programa Regional PALOP e Timor Leste, que decorre de 9 a 16 deste mês, em Luanda, o parlamentar referiu que as reformas visam também à melhoria do ambiente de negócios e promoção das práticas de transparência das contas públicas.

Sublinhou que, para o alcance e manutenção desses objectivos, é necessário reforçar a capacidade técnica e funcional das instituições superiores de controlo externo.

Para isso, Vigílio Tyova disse que faz todo sentido a cooperação Sul-Sul e Triangular que o programa PALOP e Timor Leste têm vindo a apoiar e reforçar.

Considerou que essa cooperação pode traduzir-se numa janela de oportunidade para o estabelecimento de compromissos mais inclusivos entre os PALOP, Timor Leste e a União Europeia, no quadro das políticas públicas de cada país.

Por sua vez, a representante residente adjunta do PNUD em Angola, Mimi Soa Rangers, avançou que a organização compromete-se em apoiar o Estado angolano ao longo de quatro anos, alinhando-se ao programa do país do período 2024-2028, com vista uma governação democrática inclusiva.

A representante do PNUD referiu também que o programa “Pro PALOP” visa fortalecer a governação económica angolana, através da melhoria da gestão das finanças públicas, incluindo o reforço da mobilização das receitas internas, da transparência, governação das indústrias extractivas, melhoria da eficiência e responsabilização das despesas públicas.

Disse ainda que as Nações Unidas vão continuar apoiar o país na implementação de políticas macroeconómicas, para além da formação académica que já começou a dar resultados, com a formação de 200 angolanos em Gestão e Fianças Públicas.

Para o plano de trabalho 2024-2026 do PNUD incluem as áreas para o reforço da gestão de finanças públicas sensível ao género, apoio à melhoria da gestão da eficiência dos investimentos públicos.

Inclui ainda a transparência do sistema de contratação pública e garantia da sustentabilidade fiscal, aumentando a credibilidade do orçamento e desenvolver uma estratégia de gestão da dívida baseada em ferramentas de gestão moderna.

O programa propõe ainda o apoio às organizações da sociedade civil, no sentido de exercer a advocacia e desempenhar o papel de vigilância perante as autoridades, assim como para contribuir no processo orçamental através do seu envolvimento na Gestão Transparente e Eficiente das Finanças Públicas (GFP). ANM/QCB





Notícias de Interesse

Angola e Zimbabwe discutem reforço da cooperação

Segunda, 13 Maio De 2024   17h12

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+