Destacada inserção dos reclusos em actividades produtivas

     Economia           
  • Zaire     Quarta, 20 Março De 2024    19h51  
Comissário Firmino Uyamba, Delegado do Interior no Zaire
Comissário Firmino Uyamba, Delegado do Interior no Zaire
Pedro Vidal-ANGOP

Soyo - A inserção da população penal em actividades produtivas, na província do Zaire, de modo a contribuir para a melhoria da dieta alimentar foi destacada, esta quarta-feira, no município do Soyo, pelo delegado provincial do Ministério do Interior, Firmino Uyamba.

O responsável, que discursava no acto provincial comemorativo do 45º aniversário da institucionalização dos Serviços Penitenciários no país, sublinhou que a direcção local deste órgão está orientada a apostar na produção de produtos de origem vegetal e animal.

Neste domínio, o director provincial do Serviço Penitenciário, sub-comissário- prisional Ezequiel Kalupeteca, informou que 145 reclusos das cadeias de Nkiende, município de Mbanza Kongo, e Kivanda, no Soyo, estão engajados na produção agrícola.

O dirigente destacou a mandioca, o milho, a cebola, o repolho, a beringela, a jinguba e o tomate como os produtos mais produzidos pela população penal de ambas as unidades penitenciárias da região.

Referiu-se, ainda, à piscicultura, frisando que a cadeia de Kivanda, localizada na comuna de Mangue Grande, município do Soyo, conta, actualmente, com quatro tanques naturais para a criação de tilápia ou cacusso.

A criação de aves e pequenos ruminantes complementa a actividade produtiva exercida por reclusos na província do Zaire, segundo o director local do Serviço Penitenciário.

Disse que parte significativa desta produção se destina para a melhoria da dieta alimentar da população prisional, enquanto o excedente é comercializado, cujo rendimento serve para sustentar o trabalho produtivo.

Zaire ganha novos efectivos

Por outro lado, Ezequiel Kalupeteca disse que 79 efectivos poderão juntar-se, nos próximos dias, aos actuais 203 funcionários com que conta o órgão do serviço penitencário no Zaire.

Informou que 79 candidatos, 27 dos quais do sexo feminino, se encontram em fase de instrução, na província do Uíge.

Disse que estes novos quadros poderão atenuar a escassez de efectivos da sua instituição na província, cujo actual rácio, referiu, é de um funcionário para cada quatro reclusos.

Fez saber que as duas unidades prisionais da região (Nkiende e Kivanda) controlam, actualmente, 782 reclusos, sendo 300 condenados e 482 em prisão preventiva, dos quais 639 cidadãos nacionais e 143 congoleses democráticos de ambos os sexos.

A unidade prisional de Kivanda, que dista a 58 quilómetros da cidade do Soyo, tem uma capacidade de absorver 220 reclusos, ao passo que a cadeia do Nkiende, a 32 quilómetros de Mbanza Kongo, conta com uma capacidade de 250 presos.

O 45º aniversário dos Serviços Penitenciários está a ser assinalado sob o lema “Serviços Penitenciários, 45 anos fortalecendo a reabilitação e reintegração social, promovendo a produção com parcerias sustentáveis".

O evento foi testemunhado por funcionários da instituição, membros do conselho consultivo alargado da Delegação Provincial do Zaire do Ministério do Interior, magistrados, autoridades tradicionais, entre outros convidados. PMV/JL

 

 

 

 

 





+