Diamantes rendem USD 690 milhões no primeiro semestre

     Economia           
  • Lunda Norte     Quarta, 11 Agosto De 2021    20h03  
Diamantes produzidos em Angola
Diamantes produzidos em Angola
Pedro Parente

Dundo – A comercialização de diamantes no primeiro semestre do ano em curso, permitiu uma facturação de 690 milhões de dólares norte-americanos ( mais de 436 mil milhões de kwanzas), segundo o Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA EP, Ganga Júnior.

Em declarações à imprensa, no final da reunião de balanço do subsector dos diamantes, Ganga Júnior disse que as vendas e os níveis de facturação estão de acordo com as previsões deste período.

Sem avançar dados comparativos em termos de facturação e produção, disse que as previsões para este ano apontam para 9.3 quilates de diamantes, metas ultrapassadas em cerca de 1,3 por cento, apenas no primeiro semestre.

"Estamos bem, apesar das limitações a que estamos sujeitas resultantes da Covid-19. Na generalidade vemos que há um esforço grande no sentido de cumprirmos com os programas estabelecidos", asseverou.

Relactivamente ao ponto de situação das minas, o responsável garantiu que estão estáveis, apesar das limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

Informou que decorre actualmente um processo de reestruturação das minas do Lunhinga e Camutue, que estão em plena recuperação em todas as suas variantes, desde as próprias estruturas de sócios, a reestruturação operacional, processo que deverá estar concluído dentro de um ano.

Quanto a mina de Lumina, disse ter ainda problemas “graves” de funcionamento, pelo que está igualmente neste processo de reestruturação profunda, no sentido de a EMDIAMA assumir a sua gestão.

Anunciou, por outro lado, que a mina de Cassanguidi poderá entrar em funcionamento este ano ou próximo.

O país tem em funcionamento, actualmente, 13 minas de diamantes (Calonda, Chitotolo, Lulu, Lunhinga, Cuango, Catoca, Furi, Uari, Yetwene, Luminas, Mucuanza, Lunhinga e Somiluana), sendo que, brevemente, devem entrar em funcionamento mais quatro: Tchiegi, Luaxe, Camute.

Estão em prospecção 14 projectos, designadamente Chinguvo, Dala, Gango, Sequege, Tchafua, Quitapazunzo, Cassanguidi, Lacage, Chitamba, Tchissombo, Mualengue, Mussanja, Sachenda e Banje Angola.





Notícias de Interesse

Comores - uma ilha perfumada

Domingo, 26 Maio De 2024   07h59

Ministro destaca resiliência no dia de África 

Sábado, 25 Maio De 2024   18h15

Múltiplas crises ensombram Dia de África

Sábado, 25 Maio De 2024   00h01

+