Director dos Correios anuncia transporte de encomenda às comunas

     Economia           
  • Huambo     Sexta, 16 Setembro De 2022    18h10  
Fachada do edifício dos Correios de Angola na província do Huambo
Fachada do edifício dos Correios de Angola na província do Huambo
Zeferino Zinga

Huambo –  O director dos Correios de Angola na província do Huambo, Jorge Baião, anunciou, esta sexta-feira, o inicio, em breve, do processo de transporte de encomendas de instituições público/privadas às comunas.

Em declarações à ANGOP, Jorge Baião disse que, até ao momento, a instituição transporta diversas encomendas postais e cargas apenas às sedes municipais da província do Huambo, limitando os serviços aos cidadãos e instituições das vilas comunais, por falta de condições logísticas e humanas, nesta altura em fase de criação.

Revelou tratar-se de um projecto do Conselho de Administração da empresa, que prevê a expansão do transporte das encomendas às comunas, com o objectivo de aumentar o número de clientes e receitas dos correios nesta região do Planalto Central.

Para tal, acrescentou, serão disponibilizadas viaturas, motorizadas e outros meios de trabalho, para a celeridade na entrega das encomendas, bem como o reforço dos técnicos, pois muitos deles estão em idade de reforma.

Jorge Baião fez saber que as condições humanas, técnicas e logísticas para a concretização deste desiderato, vão facilitar, sobretudo, as administrações municipais e órgãos de justiça na entrega do Bilhete de Identidade (BI) à população das zonas mais recônditas.

Informou que os Correios de Angola têm uma presença nacional com 62 estações postais e representação em mais 190 países, com o transporte de encomendas postais e cargas logísticas por via marítima, terrestre, área e tecnológica.

Afirmou que, no âmbito do desenvolvimento das suas actividades na província, a instituição possui instalações nos municípios do Bailundo, Caála, Huambo (sede) e Ucuma em boas condições infra-estruturais, com 30 funcionários, que realizam serviços de estafetagem personalizada, expresso nacional e internacional, cargas e logísticas, entre outros ao serviço das instituições e cidadãos.

Com mais de 60 solicitações/dia, a instituição arrecadou, entre Janeiro e Junho, deste ano, nove milhões, 261 mil e 422 Kwanzas, contra sete milhões, 959 e 448, relativamente ao igual período de 2021.

Criados a 07 de Dezembro de 1797, os Correios de Angola prestam diversos tipos de serviços, entre tradicionais, designadamente o correio normal, azul, registado, empresarial e postal, enquanto os convencionais são apartados, taxa de circulação, internet, fax, digitalização e venda de recargas diversas.

Na Região Centro-Sul do país, Correios abrangem as províncias do Huambo (sede),Bié, Cuando Cubango e Cuanza Sul.





+