Abertura de comportas de Cambambe poderá inundar baixo Kwanza

     Economia           
  • Cuanza Norte     Quinta, 17 Dezembro De 2020    08h50  
Como chegar ao Cuanza Norte
Como chegar ao Cuanza Norte
Arquivo

Dondo – A direcção do complexo hidroelectrico de Cambambe, na província do Cuanza Norte, alertou para a possibilidade de cheias, no perímetro do baixo Kwanza, com a abertura a partir de sexta-feira das comportas da barragem.

De acordo com uma nota da direcção do complexo enviada à ANGOP, o perímetro do Médio Kwanza tem registado, nos últimos dias, um aumento dos níveis das águas, nas diversas albufeiras, fruto da regularidade das chuvas.

Neste momento, a barragem de Cambambe, a última do referido perímetro, alcançou uma quota de 128 metros de água, quantidade considerada limite para o normal funcionamento do empreendimento, razão pela qual observa um período de descarga, com a abertura das comportas, para a evacuação do excedente.

"Geralmente, no período de Outubro a Abril assiste-se ao aumento do volume de água nas albufeiras, o que impõe a sua descarga até níveis aceitáveis", le-se no documento.

Neste sentido, após terem sido alcançados os 128 metros, a barragem dispõe de uma margem de dois metros de reserva, geralmente explorados, em situação de emergência, sempre que se observem erros operacionais, dai por razões de ordem técnica não se poder atingir quota acima de 130 metros.

A nota esclarece que a descarga da albufeira foi antecedida de uma campanha de sensibilização da população das aldeias ribeirinhas ao rio Kwanza, para recolherem os produtos cultivados nas margens, bem como a sua transferência para zonas de maior segurança.

 A barragem de Cambambe, com uma potência instalada de 960 Megawatts, está situada na província do Cuanza Norte e é uma das quatro centrais situadas no Médio Kwanza. As outras são Capanda e Laúca, na província de Malanje, e a de Caculo Cabaça, que está em construção.

A última descarga ocorreu em Abril do ano em curso, altura em que se assistiu a inundação dos campos cultivados ao longo das margens do rio, bem como do principal mercado da cidade do Dondo, sede do município de Cambambe.

Com a abertura das comportas da barragem ficam em risco de inundações as aldeias de Carinda, Golo, Cambondo, Cassequel, Kixingango, Locala, Maculumbi, Mulende e Musseque Cariapuco, afectando cerca de quatro mil populares da comuna de Massangano.





+