Economista aconselha famílias a optarem pelos produtos nacionais

     Economia           
  • Cunene     Terça, 05 Dezembro De 2023    15h52  
Produção nacional
Produção nacional
Luís Catraio-ANGOP

Ondjiva- A aposta em produtos nacionais, visando reduzir o impacto dos custos financeiros das famílias angolanas, durante a quadra festiva, foi defendido esta terça-feira, na província do Cunene, pelo economista Miguel André.

Em declaração à ANGOP, a propósito da época natalícia que se avizinha, aconselhou as famílias a primarem por produtos do campo para satisfazer as necessidades.

Para o economista, é fundamental que os gestores familiares analisem as receitas e façam um esforço para adquirir o que realmente é necessário, de modo a evitar gastos desnecessários ou fora do normal, a fim de terem reservas em Janeiro.

Justificou que nesta época as quantias monetárias são superiores das habituais, devido ao pagamento,quase em simultâneo, dos ordenados dos meses de Novembro e Dezembro, e muitos optam por despesas natalícias acima do normal.

Miguel André disse que o cenário económico do país exige às famílias opções locais, como  exemplo,  ao invés do bacalhau ou do grau de bico,  pode substituir pelo peixe makaiabo ou corvina seca e o feijão fradi nacional, bem como descartar gasosas e sucos industrializados, para o sumo de mucua ou quissangua, acabando por ser mais saudável e barato.

Disse que o país, em particular, o Cunene tem capacidade produtiva suficiente para assegurar a  quadra festiva, tendo em conta a quantidade de produtos agrícolas disponíveis nos mercados informais.

No segmento pecuário, disse que províncias dispõem de um elevado efectivo animal como bovino, caprino, suínos e aves, capaz de suprir as necessidades do mercado local.

Com o actual contexto de diminuição das importações, acrescentou que os indicadores apontam para um crescimento da produção nacional em 2024 e observa-se um elevado consumo de produtos de campo ao contrário de anos anteriores.FI/LHE/AC





+