Ecunha aumenta níveis de produção do mel  

     Economia           
  • Huambo     Sexta, 04 Novembro De 2022    12h25  
Produção de mel na província do Huambo
Produção de mel na província do Huambo
Cedida

Ecunha – Os níveis de produção do mel no município do Ecunha, província do Huambo, aumentaram de mil 563 litros, em 2020, para cinco mil 999 litros, nos últimos dois anos, soube a ANGOP, esta sexta-feira.

Trata-se de uma iniciativa privada, desenvolvido desde 2020, pela Academia do Mel desta municipalidade, então Vila Flor na época colonial, localizada a 42 quilómetros da cidade do Huambo.

A informação foi prestada à ANGOP, pelo mentor do projecto, Alfredo Dumbo Chilemo, ao apontar a expansão das áreas de exploração como as principais razões do aumento dos níveis de produção do mal.

Explicou que para a produção do mel a academia, assegurada por 15 trabalhadores, tem disponíveis mil 285 colmeias tradicionais.

Alfredo Dumbo Chilemo disse estar a procura de investimento para tornar o projecto mais moderno e sustentável e, ao mesmo tempo, facilitar o aumento da produção e, consequentemente, a expansão dos serviços aos mais municípios da província do Huambo.

Desta forma, acrescentou, para além de ajudar a mitigar a problemática do desemprego nas comunidades rurais, será possível expandir a comercialização do mel no mercado local e nacional.

Os municípios do Cachiungo, Chicala-Cholohanga e Ecunha, de acordo com o IDF, são, entre as 11 municipalidades da província do Huambo, os principais produtores de mel, nesta região do Planalto Central de Angola, habitado por uma população estimada em mais de dois milhões 600 mil habitantes.

Benefícios do Mel

O mel, além de ser um óptimo adoçante natural, tem vários benefícios, pois, conta com uma acção anti-microbiana capaz de impedir o crescimento ou destruir micro - organismos e, assim, proteger contra doenças.

As propriedades do mel no organismo humano também combatem a gripe e os problemas respiratórios, assim como ajuda a cicatrizar e prevenir infecções em feridas ou queimaduras superficiais, daí a procura constante nesta fase da pandemia da Covid-19.

Devido às suas qualidades adstringentes e suavizantes, o mel é também utilizado largamente na cosmética: cremes, máscaras de limpeza facial, tónicos, entre outros.





Notícias de Interesse

Ministro recebe delegação cubana

Segunda, 13 Maio De 2024   16h03

 PR recebe mensagem do  homólogo da Mauritânia 

Segunda, 13 Maio De 2024   14h41

SADC realiza cimeira extraordinária 

Segunda, 13 Maio De 2024   10h44

+