Edifícios Lote 1 e 82 vão ser demolidos em Luanda

     Economia           
  • Luanda     Segunda, 25 Março De 2024    12h12  
Edifício São José na rua Comandante Valódia Interdiditado por risco de desabamento
Edifício São José na rua Comandante Valódia Interdiditado por risco de desabamento
Manuel Zamba-ANGOP

Ramiros – Os edifícios Lote 1, situado no bairro Prenda, e 82, na rua Comandante Valódia, em Luanda, vão ser demolidos em breve, por fazerem parte de um conjunto de mais de 100 prédios que estão em risco de desabar, a nível do país, segundo o ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos dos Santos.

No mesmo quadro,  o governante apontou, igualmente, a demolição do edifício São José, também da avenida Comandante Valódia, da FAPA, na província do Huambo, entre outros que também estão na iminência de desabar.

Em declarações à imprensa, à margem do primeiro Conselho Consultivo do sector, realizado nos dias 21 e 22 deste mês, em Luanda, o ministro reiterou que esses prédios fazem parte de um universo de mais 500 edifícios degradados e catalogados a nível do país.

Sem avançar data para a demolição das referidos edifícios, Carlos dos Santos adiantou que o Governo está a trabalhar no sentido de se criar condições para  alojar os moradores dos prédios afectados.

Nesse âmbito, o Governo já disponibilizou 41 residências para acomodar igual número de famílias que abandonaram o edifício Lote 1 do Prenda.

A demolição de infra-estruturas degradadas está autorizada através do Despacho Presidencial n.º 255/23, de 25 de Outubro,  que justifica esta acção pelo estado de degradação avançada dos edifícios, pondo em risco vidas humanas.

Na lista de demolições, em Luanda consta ainda o prédio inacabado da Maianga, localizado na rua Amilcar Cabral, o edifício 7 “prédio da ex-livraria Mirui”, na Comandante Valódia (Ingombota), e o edifício nº 80, 84, também localizado na mesma avenida. AKA/QCB





+