Electrificação de Catabola e Camacupa arranca dentro de semanas

     Economia           
  • Benguela     Sábado, 04 Março De 2023    14h28  
Vista parcial da sede municipal de Camacupa
Vista parcial da sede municipal de Camacupa
Jilmar Enoque Chitondua

Benguela – Com financiamento do Programa de Investimentos Públicos (PIP), a electrificação dos municípios de Catabola e Camacupa, na província do Bié, vai arrancar dentro de semanas, com vista a aumentar o acesso da população à energia eléctrica.

Garantia do Presidente do Conselho de Administração da Empresa Nacional de Distribuição de Electricidade (ENDE), Hélder Adão, que deu a conhecer a existência de vários projectos de electrificação dos municípios, por todo o país, já inscritos no PIP para este ano.

O responsável falava a jornalistas após o encerramento do VI Conselho de Direcção Alargado da ENDE, que, durante dois dias, em Benguela, fez o balanço das actividades do ano 2022 e apreciou o orçamento para 2023.

Segundo Hélder Adão, a ENDE prevê também iniciar, ainda este ano, a implementação de projectos de electrificação para os municípios do Andulo e Nharêa, igualmente na província do Bié.

De igual modo, referiu que o programa de expansão da rede eléctrica ainda abrange alguns municípios da província do Cuanza Sul, como o Ebo, Seles e Mussende.

Neste momento, referiu a fonte, está em curso um projecto de electrificação na província de Malanje, isto é, no município de Cangandala.

Quanto ao Leste do país, apontou como prioridade a construção das centrais de energia solar, o que, a seu ver, vai ter impacto na electrificação dos municípios de Lucapa e Dundo, na província da Lunda Norte.

Em todo o país, a ENDE controla, actualmente, um milhão e 879 mil clientes, sendo a taxa de electrificação de 43 por cento a nível nacional. JH/CRB

 

 

 





+