EMIS lança serviços de débito directo nos ATM

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 11 Janeiro De 2024    20h32  
Multicaixas do Banco Atlântico nas bombas da Pumangol
Multicaixas do Banco Atlântico nas bombas da Pumangol
DR

Luanda – A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) lançou um novo sistema de pagamento denominado Sistema de Débitos Directos (SDD), que permite ao cliente bancário autorizar o débito (desconto directo) na sua conta, para pagamentos recorrentes ou prestações decorrentes da aquisição de bens a crédito.

Em nota de imprensa, a EMIS clarifica que esse sistema de pagamento possibilita que qualquer cliente bancário autorize o débito em sua conta, para pagamentos de serviços como o fornecimento de água, energia, telecomunicações, televisão por assinatura, gás, seguros, rendas de casa, propinas ou prestações decorrentes da aquisição de bens a crédito.

Conta igualmente entre as vantagens do SDD a não deslocação dos clientes às agências bancárias, para efectuar os referidos pagamentos ou recarregamento de serviços recorrentes, assim como evitar o cancelamento do serviço a pagar por esquecimento do beneficiário.

Outro benefício desse sistema é a cobrança automática, sem atrasos nos recebimentos e reduz custos, podendo ser implementado na modalidade de pós-pagamento e pré-pagamento.

O SDD apresenta ainda a vantagem de ser completamente ‘interoperável’, ou seja, o devedor (cliente) e a entidade credora (prestador de serviços) podem estar domiciliados em bancos diferentes, sendo o serviço apoiado por um conjunto de regras que proporcionam garantias robustas às partes envolvidas.

Segundo a EMIS, nesta altura, o referido sistema já se encontra em operação com diversas entidades, como a DSTV, a ENSA, a Global Seguros, a Nossa Seguros e a ZAP Media, estando em processo de adesão outros prestadores de serviços.

Para a EMIS, a operacionalização do Sistema de Débitos Directos representa um marco importante para a modernização do sistema financeiro angolano, contribuindo positivamente para transformar a forma de efectuar e receber pagamentos.

A EMIS é uma sociedade anónima detida pelos bancos comerciais no mercado nacional, com a principal missão de desenvolver e operar o Sistema de Pagamentos Angolano (SPA).

Constituída em 2001, a empresa tem como objectivo contribuir para a massificação do pagamento electrónico em Angola e para a eficiência geral do sistema de pagamentos angolano, garantindo segurança, eficácia, comodidade e inovação, ao menor custo possível. OPF/QCB





Notícias de Interesse

+