Empreiteiros violam prazos das obras do PIIM

     Economia           
  • Moxico     Sexta, 11 Junho De 2021    18h32  
Moxico: Vista parcial das obras de reabilitação e ampliação da escola Nº179 T19 no Bairro Tchifuchi
Moxico: Vista parcial das obras de reabilitação e ampliação da escola Nº179 T19 no Bairro Tchifuchi
Kinda Kyungu

Luena – As obras de construção de projectos sociais, enquadradas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), no município do Moxico, sede da província com o mesmo nome, registam incumprimentos para a sua conclusão.

O atraso que se verifica na reabilitação e apetrechamento dos Centros de saúde do Bairro social da Juventude e do Kawango, a norte e sul da cidade do Luena, é um dos exemplos práticos.

 As referidas obras, orçadas em mais de 29 milhões de kwanzas, tiveram início em Julho de 2020, cuja conclusão estava prevista para Janeiro último.

A ANGOP constatou no bairro Kawango, que a obra de reabilitação e vedação do centro de saúde daquela zona está paralisada há três meses, tendo sido construído, de forma parcial, o muro de vedação.

Ao apurar as razões da paralisação, a direcção da empresa KP & MA INVESTIMENTOS, responsável pela execução do projecto, negou prestar qualquer informação sobre o assunto.

Entretanto, recentemente ao falar à ANGOP, o fiscal da mesma obra, Alegria Calitchi, dissera que a mesma aguarda a cabimentação de 35 por cento, para o retorno à fase seguinte, depois de beneficiar 50 por cento das verbas.

O mesmo cenário se verifica na reabilitação e vedação do centro de saúde do bairro Social, que já beneficiou igualmente de 50 por cento de execução financeira, cuja conclusão estava prevista para Janeiro do corrente ano.

Volvidos cinco meses, apenas foi concluído o muro de vedação, faltando a parte interior, que carece de uma reestruturação, para se adequar ao padrão exigido a uma unidade sanitária.

Quanto a construção de três residências para acomodar os quadros da Administração Municipal do Moxico, a cargo da empresa Firma Carlos Lucendo, as obras retomaram recentemente, depois de muitos meses de paralisação por carência de materiais de construção.

Segundo o fiscal de obra, Marcos Miguel, o projecto está avaliado em AKZ 105 milhões, com 70 por cento de execução física, garantindo a existência de condições para se concluir em Outubro próximo.

Por seu turno, a construção da construção de 19 novas salas, na escola nº 179, avaliado em 165 milhões de kwanzas, no bairro Tchifuchi, cuja conclusão estava prevista em Abril passado, decorre a bom ritmo.





+