Dívida acumulada de água mantém-se acima das liquidações

     Economia           
  • Cunene     Terça, 15 Agosto De 2023    18h48  
Cunene: Empresa de Água e Saneamento
Cunene: Empresa de Água e Saneamento
José Cachiva

Ondjiva – A Empresa de Águas e Saneamento do Cunene (EASC) arrecadou 100, 473 milhões de kwanzas, no II trimestre deste ano, muito abaixo da dívida acumulada dos clientes que ronda os 441,858 milhões de kwanzas.

Do pagamento registado, a empresa observou redução no encaixe financeiro de  33,65 milhões de kwanzas em relação ao período anterior.

A redução deve-se a irregularidade no pagamento mensal do consumo da água por parte de alguns clientes, de acordo com a administradora para a área Financeira da Empresa, Veridiana José.

Em declaração à ANGOP, nesta terça-feira, explicou que a dívida acumulada ronda nos 44, 858 milhões de  kwanzas.

Segundo a responsável foram recuperados apenas três milhões de kwanzas, durante o trimestre, um valor considerado muito ínfimo para as necessidades da empresa.

Do valor total da dívida, 60% foi contraída por instituições públicas que no momento da cobrança "alegam sempre dependerem do Orçamento Geral do Estado, e muitas das vezes levam muito tempo para pagar".

Face ao elevado volume de dívida acumulada, a responsável apela  aos  devedores a compreenderem que a estabilidade da empresa na prestação de melhores serviços é imprescindível, daí a necessidade de cumprirem regularmente com os pagamentos mensais.

Apesar do valor por recobrar,  a Empresa  realiza uma campanha de montagem e recuperação de contadores, nesta altura, mil e 392 já montados, muitos deles antes vandalizados (620), na maioria em Santa Clara.

“Estamos a sensibilizar a comunidade sobre as vantagens dos contadores que servem para o cliente e tanto a empresa, terem o controlo do consumo mensal da água e pagar o valor em função dos gastos”, afirmou.

Em termos de ligações domiciliares, lembrou que foram realizadas mil e 103, no bairro de Onahumba, em Ondjiva, nesta altura decorre o processo de celebração de contratos com os novos clientes.

No período em referência, registou-se 15 roturas, devido a rede principal que precisa de uma manutenção, mas o que dificulta este trabalho é a falta no mercado local, acessórios para substituir osantigos.

Veridiana José disse que receberam ainda 561 reclamações, das quais 371 resolvidas, relacionadas com a falta de pressão da água, lentidão do sistema durante o atendimento e redução no horário.

A Empresa de Águas e Saneamento do Cunene conta com 14 mil 907 ligações domiciliares feitas, mas os  três mil 922 clientes furtam-se em pagar o consumo.

Cunene conta com  Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no município de Ombadja, com capacidade de bombear 24 milhões de litros de água potável por dia, e dispõe de uma conduta de distribuição de 182.780 quilómetros.

A Empresa controla ainda 50 chafarizes em pleno funcionamento, dos 141 controlados a nível da província.

Actualmente, a empresa tem 10 mil nove mil e 985 clientes nas cidades de Ondjiva, Calueque, Xangongo, Humbe, Môngua, Santa-Clara, Namacunde e Cahama. PEM/LHE/NE 

 





+