Empresa de automóveis projecta elevar investimento para 40 milhões de euros

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 22 Fevereiro De 2024    23h40  

Luanda – Cerca de 20 milhões de euros (1 Euro vale 898 kwanzas) é o valor que a empresa angolana de venda de automóveis, Automatriz, pretende investir na sua actividade comercial, até 2025, o que representa um aumento de 100% comparativamente ao actual investimento.

O alargamento desse investimento para 40 milhões de euros, no curto prazo,  permitirá, igualmente, elevar o número de postos de trabalho para 300 colaboradores na empresa, que actualmente emprega 80 trabalhadores, segundo o presidente do Conselho de Administração da Automatriz, Ângelo Ferreira.

O gestor, que falava durante o acto de inauguração das novas instalações da Carby, importador e distribuidor oficial da marca automóvel Isuzo em Angola, realizada esta quinta-feira, em Viana (Luanda), destacou que a empresa tem uma faturação anual de 55 milhões de euros, fruto da venda de viaturas no país, prevendo aumentar esse valor para 100 milhões de euros, nos próximos tempos.

Por seu turno, o presidente do Conselho de Administração da Agência de Transportes Terrestres, Enio Costa, enalteceu o investimento feito pelo grupo empresarial e a criação de postos de trabalho, tendo apelado  aos investidores a optarem em tecnologias verdes, em alinhamento aos objectivos de desenvolvimento sustentável.

Por outro lado, lembrou que o Governo angolano está a trabalhar na política da electro mobilidade, um segmento que os empresários, sobretudo do ramo automóvel podem olhar como oportunidade de negócios.

A inauguração das novas instalações da Carby enquadrou-se na parceria estratégica com a Automatriz, que pretendem expandir a actividade comercial para as províncias de Cabinda, Cauanza Sul e Benguela, em breve.

A Automatriz é uma empresa do grupo JAP,  com mais de 100 anos de história em seis países do mundo, constituindo-se numa referência do sector automóvel ligeiro e pesado, bem como máquinas agrícolas e industriais em Angola. Tem como objectivo estabelecer parcerias com seus clientes e fornecedores a longo prazo.

Por outro lado, a Carby chegou em Angola através da Automatriz, em 2024, tornando-se importador e distribuidor oficial da marca Isuzo. Com 100 anos de experiência no sector, a está presente em Portugal e em Angola, representando 17 marcas de automóveis. DP/QCB





+