Empresários chamados a investir na exploração de ferro no Bié

     Economia           
  • Bié     Sexta, 15 Outubro De 2021    17h33  

Cuito - O director do Gabinete do Desenvolvimento Económico Integrado, Israel Elavaco Chissingui, convidou os empresários nacionais e internacionais a investirem na exploração de ferro na província do Bié, com vista a contribuir na diversificação da economia.

Em declarações hoje à ANGOP, Israel Elavaco Chissingui sublinhou que a província do Bié possui um potencial mineiro bastante diversificado e o ferro é um deles, que necessita um investimento para a sua exploração.

Segundo o responsável, trabalho de prospecção já foi feito, tendo sido identificado grande quantidade de ferro na localidade de Chilesso, município do Andulo, e na região da Nharea, que bem explorado poderá proporcionar empregos aos jovens e contribuir no desenvolvimento da província.

 “Além do ferro, a província tem outros importantes recursos, como ouro, chumbo, rubin, urânio, diamantes, calcário, rocha ornamental, entre outros, daí a necessidade da cooperação com os empresários nacionais e estrangeiros, para serem explorados e transformá-los em riqueza para a população”. explicou.

Na província do Bié, apenas se realiza exploração de diamantes, nos municípios da Nharea, Andulo, Chitembo, Camacupa e Cuemba.

Este ano foi relançada a exploração do ferro na localidade de Cassinga, no município da Jamba, província da Huíla, por parte de empresários turcos.

A localidade conta com as minas de Cassinga e Cateruca, apresentando um potencial de 15 milhões de toneladas de ferro para uma década de exploração, numa ordem anual de 1.5 milhões de toneladas.

Na exploração do ferro, o pico da actividade foi registado entre 1974 e 1975, período em que a produção atingiu o recorde de 5.5 milhões de toneladas.

Dados da Empresa Nacional de Ferro de Angola (Ferrangol) indicam que entre 1967 e 1975, o Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM) transportou perto de 40 milhões de toneladas de concentrado de ferro de Cassinga, numa média anual de cinco milhões de toneladas.





+