Empresas e cooperativas recebem mais de um bilião de kwanzas

     Economia           
  • Cunene     Segunda, 08 Fevereiro De 2021    18h58  
Prodesi
Prodesi
Dilson Cahunda

Ondjiva – Um bilião, 120 milhões e 150 mil kwanzas foram disponibilizados a nove empresas e cinco cooperativas agrícolas e pecuárias da província do Cunene, no âmbito do programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição de Importação (PRODESI).

O financiamento, cedido pelo Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA) entre Novembro e Dezembro de 2020, beneficiou  empresas do ramo agrícola, comércio, distribuição e cooperativas agrícolas.

Das 222 empresas que apresentaram candidaturas para acesso ao crédito, 11 foram aprovadas com o valor global de um bilião, 322 milhões, 546 mil e 500 kwanzas, sendo que cada o valor em função da dimensão do seu projecto.

Por outro lado, foi aprovado o financiamento a 18 cooperativas agrícolas e pecuária, devendo cada uma receber 50 milhões de kwanzas, para reembolsar em dois anos, com a carência de seis meses, e uma taxa de juro de 7.5 por cento

Em declarações hoje à Angop, o chefe de Departamento de Promoção do Emprego e Fomento do Empresariado no Cunene, José Maquenengo, explicou que duas empresas e treze cooperativas agro-pecuárias aguardam pelo dinheiro, apesar de terem os programas aprovados.

José Maquenengo disse que o processo obedece as fases de triagem do projecto, dossier de crédito, negociação com a banca, desembolso e acompanhamento da implementação do crédito, dai razão de uns beneficiarem primeiro e outros posteriormente.

O PRODESI é um programa de iniciativa do Executivo angolano para acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza.





+