Empresas estrangeiras visitam novo aeroporto 

     Economia           
  • Luanda     Quinta, 14 Março De 2024    15h57  
Vista frontal do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.
Vista frontal do Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto.
Nelson Malamba

Luanda  - O Aeroporto Internacional Dr.António Agostinho Neto (AIAAN) recebeu recentemente visita de técnicos de empresas estrangeiras que adquiriram o caderno de encargos para o concurso público para escolha do gestor da infra-estrutura.

A visita reuniu quatro empresas estrangeiras, de origem europeia e americana, com especialistas na gestão de infra-estruturas aeroportuárias.

De acordo com o site do Ministério dos Transportes, as empresas constataram “in loco” as capacidades e as potencialidades de todas as infra-estruturas disponíveis e prontas a funcionar no novo aeroporto.

Para tal, o informe realça que, nos últimos dias, foi conhecido o interesse de mais um operador internacional, um consórcio formado por empresas chinesas.

Lançado no passado dia 17 de Novembro de 2023, o Concurso Público para a Concessão do Direito de Exploração, Gestão e Manutenção do AIAAN prevê a sua concessão pelo prazo de 25 anos, com possibilidade de extensão por mais 15.

Inaugurado no dia 10 de Novembro do ano passado, o AIAAN tem capacidade para receber até 15 milhões de passageiros por ano e para processar, em igual período,130 mil toneladas de mercadorias.

O novo aeroporto internacional foi concebido para se assumir como um dos maiores e mais relevantes hubs aeroportuários e logísticos do continente africano, não só para dinamizar as trocas comerciais interafricanas e  promover a mobilidade entre os países de África, mas também para consolidar a ligação de Angola e de África ao resto do mundo.EH/AC





+